A versão naval do Tejas fez seu voo inaugural com sucesso depois de quase dois anos de seu roll-out.
A aeronave de quarta geração STOBAR (Ski Take Off But Arrested Recovery) foi submetido a várias manobras, incluindo voo de baixa velocidade e formação cerrada voando em baixa velocidade com outra aeronave, durante 22 minutos em Bangalore.
Antes do voo, a versão biplace do Tejas Naval, o NP1, havia completado vários testes intensivos no solo, incluindo ensaios de táxi a baixa e alta velocidade,testes de vibrações no solo, teste de acoplamento estrutural e testes de integração dos sistemas com o motor, nas instalações da HAL em Bangalore.
O projeto de desenvolvimento da versão naval prevê a construção de 2 protótipos, um treinador biplace (NP-1) e um caça monoplace (NP-2), como demonstradores da tecnologia para qualificar a aeronave em operações embarcadas no porta-aviões e a integração do sistema de armas.
A Marinha está construindo uma instalação de teste em terra, localizada em Goa, que reproduz o convoo de um porta-aviões, com uma ski Jump para lançamento e cabos de arrasto para o pouso enganchado. A instalação deverá estar pronto até o final do ano.
COLABOROU: Marco Brandalise de Andrade