O governo indiano anunciou nessa sexta-feira (14) a escolha do Rafale M para a equipar a Marinha indiana com um caça de última geração.
Na sequência de uma concorrência internacional, a decisão surge na sequência de uma bem sucedida campanha experimental realizada na Índia, durante a qual o Rafale Marine demonstrou que preenchia plenamente os requisitos operacionais da Marinha indiana e se adequava perfeitamente às especificidades do seu porta-aviões.
Os 26 caças Rafale da Marinha Indiana se juntarão aos 36 Rafale já em serviço na Força Aérea, tornando a Índia o primeiro país a fazer a mesma escolha militar que a França, operando ambas as versões da aeronave para ajudar a consolidar sua superioridade no ar e no mar e garantir sua soberania.
Esta seleção confirma a excelência do Rafale, a qualidade excepcional da ligação entre a Dassault Aviation e as forças indianas e a importância da relação estratégica entre a Índia e a França.
“Ao comemorarmos o 70º aniversário de nossa parceria com as Forças Indianas, gostaria de agradecer às autoridades indianas por esta nova marca de confiança e prometer, em nome da Dassault Aviation, que atenderemos plenamente às expectativas da Marinha Indiana com o Rafale”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation.
FONTE: Dassault
VESPÃO R.I.P. !!!
Isto abre um forte precedente para que o Rafale também seja o vencedor na disputa para os 114 caças da Força Aérea da Índia. E caso ocorra será absolutamente lógico por vários fatores e pode indicar que os indianos estão a abandonar a antiga estratégia de operarem uma miscelânea de 6 ou 7 modelos de fabricantes diferentes, mantendo uma força composta basicamente por Rafale, SU-30 e Tejas.