O Ministério da Defesa da India, irá emitir uma solicitação de concorrência para o fornecimento de seis aeronaves no padrão AWACS, as quais servirão como plataforma para o seu ambicioso Programa de Sistema aéreo de Controle e alarme (AWACS Índia).
A solicitação sugere que as propostas dos fabricantes sejam feitas até o dia 15 de Julho para o fornecimento de aeronaves adequadas ao padrão AWACS, possuindo as modificações estruturais necessárias, de energia e adaptações de resistência, junto com os sistemas adequados do equipamento AWACS Índia.
O projeto também inclui o design e certificação das tarefas, incluindo a fabricação e instalação de uma antena radome (10m de diâmetro) e sistemas de apoio.
Baseada em Bengaluru, o Centro de sistemas aéreo ( Center Airbone system – CABS) e a responsável pelo programa AWACS Índia, e recebeu a aprovação do Comitê de Gabinete de Segurança em fevereiro de 2013. O projeto está programado para ser concluído até os anos de 2020/2021.
O CABS também está atualmente envolvido na concepção e desenvolvimento de um sistema de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C), a qual está tendo como plataformas de vôo, três aeronaves Embraer EMB-145 . Esta atividade que está sendo executada pela CABS, já se encontra com três anos de atraso.
O plano de aquisição integrada de longo prazo para as forças armadas da Índia, prevê a implantação de sistemas AWACS e plataformas AEW & C.
A força aérea indiana utiliza três plataformas A-50EI Phalcon desenvolvidas a partir do Ilyushin Il-76 , com os planos para a aquisição de mais duas plataformas, sendo que até agora não se conseguiu o progresso nas negociações.
FONTE : flightglobal.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval
Amigos, a Índia nunca compraria um AWAC brasileiro montado no KC-390, isso porque esta aeronave será concorrente do avião de transporte hindu-russo MTA.
Concordo com você Wellington , poderíamos participar do programa Indiano em cooperação de desenvolvimento, oferecendo de nossa parte o KC-390 e alguns sistemas eletrônicos e de EW nacional .
Em contra partida , os Indianos nos ofereceriam para produção local os sistemas EW deles , e divisão exata de valores do projeto 50/50% Brasil Índia .
Outra versão do KC-390 que sempre sonhei ( E QUE INFELIZMENTE , ACREDITO CONTINUAR SONHANDO COM ELA ), seria uma versão canhoeira do 390 ( GUNSHIP).
Quem sabe , quando tivermos uma defesa séria e voltada para verdadeira dissuasão , verei essa versão ??
[youtube]o3xZV5q44d4[/youtube]
KC-390 AWACS ???
A Embraer pode muito bem participar dessa concorrência, com as plataformas E-190/95 e com a vantagem de já ter fornecidos 3 EMB-145 AEW&C aos indianos.
A Embraer poderia fornecer uma versão do EMB-195, quem sabe a FAB não ajuda a bancar já que o projeto KC-390 já está prestes a ser aprontado?! Quem sabe…..