A Academia da Força Aérea promoverá nos dias 15 e 16 de julho de 2015 a segunda edição da Olimpíada de História Militar e Aeronáutica, a vibrante competição de conhecimentos entre os cadetes da Aeronáutica.
A primeira edição, realizada em agosto de 2014, contou com a participação de 104 cadetes agrupados em 26 equipes.
O projeto cultural, que conta com o apoio do INCAER, da BIBLIEX, da Editora Contexto, entre outras, objetiva fomentar o estudo da História Militar e a Cultura Aeronáutica entre os futuros oficiais, se valendo do lúdico como estratégia educacional.
Na oportunidade de lançamento do evento, que aconteceu na noite do dia 2 de junho, no auditório da AFA, a equipe LIMA MENDES, vencedora da primeira olimpíada, apresentou um relatório com interessantes aspectos da viagem de estudos realizada aos Estados Unidos em novembro de 2014.
Os cadetes vencedores conheceram as cidades de Washington-DC e Gettysburg-PA, onde visitaram oito museus, além de bibliotecas, universidades e centros de memória daquele país. Em Gettysburg, o grupo pôde percorrer, com um guia especializado, o sítio histórico da maior e mais decisiva batalha da Guerra Civil Americana.
COLABOROU:Prof.Hermelindo Lopes Filho
……..essa Olimpíada é salutar porque induz o cadete a refletir sobre a Patria,suas lutas e tradições militares em suma de seu futuro compromisso como militar à Nação….deveria ser extendida aos Colégios Militares de todo o país (dadas as devidas modificações) e mesmo aos quartéis como parte da aplicação da doutrina militar.. Infelizmente trata-se de uma idéia hermética………até aí tudo bem…..mas a premiação é ridícula e parece ter como objetivo colocar na cabeça do premiado a idéia de que só os ESTAAAADOS UNIDOOOS são o melhooooor paiiis do muuuundooo…..e nós um paupérrimo país capachildo!!!! ….onde estamos como Brasil potencia na cabêça do premiado? porque ele não conhece o seu proprio país e sua realidade militar? o Brasil continua a não ser um país sério…….pisaram na jaca ….”premiação” RIDICULA!!!