Budapeste, Hungria, 17 de novembro de 2020 – O Governo Húngaro e a Embraer assinaram hoje um contrato para a aquisição de duas aeronaves de transporte multimissão de nova geração Embraer C-390 Millennium, na configuração de reabastecimento aéreo (AAR), designado KC-390. Além disso, estão contemplados no contrato treinamento de pilotos e técnicos, bem como outros serviços e suporte. A aquisição é parte do processo de fortalecimento das Forças Armadas da Hungria, especificamente nas funções de transporte aéreo tático, AAR e evacuação médica, bem como em outras missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.
“Após a aquisição de aeronaves de transporte aéreo de pessoal em 2018, a aeronave KC-390 será entregue à Hungria, em 2023 e 24, com capacidade tanto de lançar grandes cargas militares em um ambiente operacional como de reabastecimento aéreo. Estamos adquirindo uma frota de transporte multimissão para que as Forças Armadas da Hungria cumpram, de maneira soberana, a mais ampla gama de tarefas no âmbito nacional”, disse Gáspár Maróth, Comissário do Governo para o Desenvolvimento da Defesa.
“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo Governo Húngaro e pelas Forças Armadas da Hungria para fornecer a aeronave de transporte multimissão mais avançada disponível no mercado”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Hungria é a segunda nação europeia e membro da OTAN a selecionar o C-390 Millennium, uma aeronave altamente capaz que oferece excelente produtividade por meio de combinação incomparável de velocidade, carga útil e reconfiguração rápida para operações multimissão.”
O KC-390 para as Forças Armadas da Hungria será o primeiro do mundo com a opção de configuração para Unidade de Terapia Intensiva, recurso essencial para o desempenho de missões humanitárias. A aeronave atende plenamente aos requisitos das Forças Armadas da Hungria, podendo realizar diversos tipos de missões militares e civis, incluindo Apoio Humanitário, Evacuação Médica, Busca e Resgate, Transporte de Carga e Tropas, Lançamento de Carga de Precisão, Operações de Paraquedistas e AAR. Estes KC-390 são totalmente compatíveis com as operações da OTAN, não apenas em termos de hardware, mas também em sua configuração de aviônica e comunicações. Além disso, o sistema de reabastecimento do KC-390, de sonda e cesto, permite à aeronave reabastecer o JAS 39 Gripen húngaro, bem como outras aeronaves que usam a mesma tecnologia.
O C-390 Millennium está totalmente operacional e, desde o recebimento da primeira aeronave, em 2019, a Força Aérea Brasileira utilizou o avião em diversas missões críticas no Brasil e no exterior com alto grau disponibilidade. Adicionalmente, o Governo de Portugal assinou um contrato para a aquisição de cinco C-390 Millennium em 2019 que se encontram atualmente na linha de produção e estarão em serviço em 2023.
O C-390 é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são a mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. O C-390 Millennium e a variante KC-390 voam mais rápido e carregam mais carga e são as plataformas ideais para os principais cenários de utilização. Um número minimizado de inspeções e manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduzem o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida.
Cara, seria muito bom.. todas as vendas de armas, saber todos os detalhes, inclusive o nome de quem vai atirar.. kkkkkk mas.. infelizmente há muitas clausulas que são certamente considerados segredos de estado. Não é só comprar um avião, tem todo o tramite dos países que compõe esse avião .. tecnlogia americana, tem que ter aval americano, francês e assim por diante, não é so comprar um avião tem treinamento, peças, tecnologia embarcada e um monte de outros fatores que são confidenciais .. até pra proteger a tecnologia…. caso esteja errado por favor…
vamos ver até quando … logo logo vem os americanos e roubam o projeto. gravem isso !!!
A não transparência deste acordo torna o futuro um pouco sombrio. Não se sabe o montante nem se sabe os outros pontos inerentes ao acordo de venda do KC 390 para a Hungria e como se quer secreto, quere-se esconder alguma coisa e isso pode supor corrupção, o que não será de certeza uma boa vitrine na Europa
Carlos, nem sempre as negociações são de domínio público. Vc não está exarcebando querendo imputar corrupção na venda do KC390 para a Hungria?
O seu desconhecimento não implica em haver algo ilícito na venda. Aguarde que certamente quando a aeronave estiver para ser fabricada e entregue mais informações sobre a venda certamente irão aparecer. Querer de imediato que a Embraer abra como se deu sua negociação (inclusive com o MD ciente), é querer demais.
Desculpe, mas não concordo com sua opinião.
Respeito a sua opinião porque o que escrevi foi apenas uma opinião porque o governo húngaro não é bem visto na Europa e a omissão ou o secretismo também não são bem vistos na Europa, onde a Embraer quer vender o C390
Essa aeronave tem potencial de venda global. E queriam vender ela com a excusa de que privado é melhor e se não vendesse ela não teria como competir com as grandes empresas nesse ramo. ta ai a prova de que ela consegue sim.
Só pontuando que a Embraer é uma empresa privada e não estatal.
E o melhor, sem nenhuma ajuda da Boeing!!!
Exatamente.
Quero parabenizar a Hungria e suas Forças Armadas por adquirirem um avião de carga no estado da arte que é o KC-390 e dizer que é uma grande honra ter a Hungria no seleto club do KC-390 (Brasil, Portugal e Hungria).
Que curioso: Brasil e Hungria, vão de gripen e kc 390.
Aí Portugal se desfaz de seus f16 vendendo pra a Romênia (não sei se todos) e depois compra os kc390.
Será que Portugal vai de gripen tbm?
Alguem sabe me informa quantos kc-390 ja foram vendidos ????
Boa noite!
Confirmados foram 35; 28 pra FAB, 5 pra Portugal e agora esses 2 pra Hungria.
Mais há cartas de intenção como República tcheca, Argentina e Colômbia, Chile, e uma empresa cargueira, a Skytech.
A FAB já recebeu 3 exemplares.
Saudações!
Projeto muito bem idealizado e executado, e com a sua capacidade que já é confirmada na prática, creio que vai ser um sucesso pelo mundo!
Que notícia ótima. Essa aeronave tem tudo para ser um sucesso de vendas.
O KC-390 vai mostrar como se faz dentro da Otan e agregar cada vez mais países .
Excelente notícia. Portugal, Hungria e quem sabe a República Tcheca confirmando sua compra é uma grande vitrine para Embraer na OTAN.