O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) recebeu a primeira Aeronave que vai compor no futuro o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (1ºEsqdHU-41), criado pela Marinha, em Belém. A cerimônia foi realizada na Base Aérea de Belém (Ala 9), no dia 1º de maio, e contou com a presença do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto da Cunha Menezes; do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto; do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante André Novis Montenegro; do Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Cursino; e autoridades civis e militares.
A aeronave modelo H225M é um helicóptero de transporte tático de longo alcance, desenvolvido a partir dos modelos da família Super Puma, podendo ser utilizada para salvamentos, resgates, inspeções navais, em apoio a Capitanias dos Portos e aos Navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, em adestramentos do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, entre outros. Com poderosos motores, o helicóptero pode carregar até 31 passageiros, incluindo a tripulação.
O 1ºEsqdHU-41, subordinado ao Com4ºDN, será inaugurado oficialmente em 31 de janeiro de 2020, no entanto esta aeronave será empregada desde já nas atividades da jurisdição do Com4ºDN (Amapá, Maranhão, Pará e Piauí).
O Esquadrão funcionará em um Hangar da Ala 9, em Belém, cedido após Acordo de Cooperação assinado entre Marinha e Aeronáutica, em novembro de 2018. O Núcleo de Implementação do EsqdHU-41 contará com 6 oficiais e 24 praças. Estão sendo aguardadas ainda outras duas aeronaves, previstas para chegarem em Belém nos próximos meses.
FONTE e FOTOS: MB
Boa notícia. O apoio aéreo da MB na região é ainda dependente do HU-3 em Manaus com Esquilos que já deviam estar aposentados.
Com certeza serão um grande acréscimo de capacidade.
Espero que no futuro haja uma maior disponibilidade de recursos para ampliar o esquadrão e quiçá dispor ao HU-3 os mesmo UH-15.
Só não entendi o designativo da unidade ser HU-41.
abs
É a nova designação de esquadrões distritais. 1° Esqd de Emprego Geral do 4° DN
Boa tarde amigo Guilherme voce sabe quantos helicopteros tera o esquadão HU-41 de Belem?
obrigado
abraço.
As aeronaves da Marinha irão ficar sediadas na ALA 9 de forma temporária até a ativação de um esquadrão próprio dentro de uma OM da Marinha ou será de maneira definitiva?
EC 725 em BL, com aquele calor, e aquela umidade. A FAB já correu da briga porque só deu cacaca.
Boa sorte aos marinheiros. Vão precisar de muita.
PS Atualizem seus seguros de vida, pois quando a luz bar acender já era.
Bacana!!! Agora falta só o EB criar um novo BAvEx para apoiar o CMN. Uma pena a saída do 1°/8° Esquadrão Falcão de Belém. Isto poderia ser uma base interessante para interoperabilidade e padronização de meios, equipes, treinamento e manutenção destes helicópteros (claro, resguardada as responsabilidades e missões de cada aviação).
Já fizeram bookmaker para saber quanto tempo as Kombis vai aguentar lá.
CMN, novo Bavex, mais EC 725;a peso de ouro sem poder cumprir missão, so delírios. E Avec querendo parar de receber mais Kombis……
Wellington aquele EC 725 que escoltou o Heli turco no tour pouso no RJ com pane, luz Ambar acesa …..
Gostou??? E bom que tu goste, pois vais pagar a conta.
A mais de 10 anos tu diz bobagens que isto ou aquilo iria acontecer e advinha?!?! Cadê os Cobras?! Cadê os “mais Black Hawks”?! Vive ladrando falsas informações por ai, como se fosse verdade absoluta, como se tu fosse algum oráculo.
Vê se aprende, Juarez!!!