A Honeywell foi selecionada pela Avianca, para fornecer seu portfólio de tecnologias aviônicas e sistemas mecânicos para uso na nova frota Airbus A320neo da companhia aérea. A adoção das mais recentes tecnologias de cockpit da Honeywell ajudará a Avianca a melhorar a eficiência operacional e maximizar a consciência situacional para seus pilotos. Ela também dá suporte ao alinhamento do portfólio da Honeywell com três megatendências poderosas, incluindo o futuro da aviação.
Além disso, a empresa fornecerá unidades de energia auxiliar (APUs) 131-9A para as 138 novas aeronaves da Avianca. A APU 131-9A gera energia elétrica para a aeronave enquanto ela está no solo. Isso ajuda a garantir o conforto do passageiro antes de ligar os motores principais.
“Nossa colaboração com a Avianca se baseia em mais de 100 anos de inovação da Honeywell, o que nos permite fornecer as tecnologias mais avançadas do setor que ajudarão a impulsionar o desempenho operacional da companhia aérea”, disse o presidente da empresa para a América Latina, José Fernandes. “Nossos sistemas aviônicos e mecânicos, incluindo nossas unidades de energia auxiliar líderes do setor, permitirão que a Avianca maximize a eficiência operacional de sua nova aeronave A320neo, ao mesmo tempo em que fornece aos seus pilotos sistemas intuitivos na cabine que aumentam sua consciência situacional durante o voo.”
“A colaboração é um passo importante para melhorar a eficiência e a segurança de nossas operações”, disse Francisco Raddatz, vice-presidente sênior de frota e suprimentos da Avianca. “As tecnologias da Honeywell nos ajudarão a equipar nossa frota A320neo com ferramentas confiáveis que melhoram nosso desempenho e oferecem uma melhor experiência para nossa tripulação e passageiros.”
Além da APU 131-9A da Honeywell, a Avianca também selecionou as seguintes tecnologias de aviônica da Honeywell para adoção em sua frota de aeronaves Airbus A320neo:
-
- O Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) Honeywell Pegasus II A320 fornece a navegação primária, planejamento de voo e determinação de rota otimizada e orientação de rota para a aeronave e é tipicamente composto pelas seguintes funções inter-relacionadas: navegação, planejamento de voo, previsão de trajetória, cálculos de desempenho, orientação e funções de link de dados AOC/ATC.
- O Sistema de Radar Meteorológico 3D IntuVue RDR-4000 é o primeiro radar comercial automático a descrever com precisão o clima na trajetória de voo de um avião. O IntuVue escaneia automaticamente o céu em 17 ângulos de inclinação — o máximo do setor — e fornece uma visão 3D do clima por meio de uma tela intuitiva que os pilotos podem consultar de forma rápida e fácil. O sistema também melhora o redirecionamento estratégico e as manobras táticas que permitem que os pilotos encontrem a rota mais eficiente para chegada pontual, melhor eficiência de combustível e segurança.
- Sistema de Prevenção de Colisões de Tráfego (TCAS), um sistema que ajuda a mitigar o risco de uma potencial colisão no ar ao abordar riscos de segurança e fornecer um curso de ação claro quando um perigo é detectado. O sistema SmartTraffic CAS 100 da Honeywell não apenas implementa a lógica de segurança necessária, mas também melhora a consciência situacional e a segurança em espaço aéreo de alta densidade por meio de uma exibição mais intuitiva e informativa do tráfego. O Receptor Multimodo Integrado é um dos principais auxílios à navegação por rádio do setor e combina sistemas de navegação baseados em satélite e em solo em um único receptor. Este receptor ajuda a localizar com precisão os locais do avião para pousos eficientes, especialmente durante aproximações difíceis e pistas novas.
- O Sistema de Alerta de Proximidade do Solo Aprimorado da Honeywell (EGPWS) reduz o risco de voo controlado em direção ao terreno ao fornecer às equipes de voo informações precisas e oportunas sobre o terreno e os obstáculos na área.
A Honeywell é uma líder confiável em soluções de APU e produziu mais de 100.000 APUs de turbina a gás nos últimos 70 anos. Suas APUs testadas pelo tempo são conhecidas por sua confiabilidade e desempenham um papel crucial no aprimoramento da segurança de voo e na garantia da confiabilidade operacional e eficiência de combustível. A APU da série 131 se tornou uma das APUs mais bem-sucedidas de todos os tempos, com mais de 100 milhões de horas de uso em serviço.
FONTE: Honeywell