O Ministério da Defesa da Holanda encontrou um sucessor para o C-130H Hercules no C-390 Millennium da fabricante brasileira Embraer.
O objetivo é que a primeira nova aeronave de transporte chegue à Holanda em 2026. O secretário de Estado Christophe van der Maat escreveu hoje para a Câmara dos Representantes.
Os quatro C-130 chegaram ao fim de sua vida útil. Inicialmente, a intenção era continuar voando com eles até pelo menos 2031, mas eles são cada vez menos empregados devido a defeitos, então foi tomada a decisão de substituí-los em 2020.
Inicialmente o plano era adquirir quatro novas aeronaves, mas acabou por se tornar cinco.
Há necessidade de mais horas de voo, escreveu Van der Maat. Ele se refere às evacuações no Afeganistão em 2021 e à situação de segurança drasticamente alterada no flanco leste da Europa. “Eles ressaltaram a importância da garantia da disponibilidade de capacidade de transporte para as forças armadas. Com uma expansão de 2.400 para 4.000 horas de voo, as unidades são melhores e mais frequentemente apoiadas. A Holanda também contribui para preencher um déficit europeu. A capacidade adicional de transporte também beneficia a velocidade de resposta a calamidades”.
O Ministério da Defesa estabeleceu diferentes requisitos para o sucessor do C-130. No estudo, o C-390M saiu melhor que o C-130J da Lockheed Martin, que foi visto como uma alternativa. Como exemplo, a disponibilidade do C-390M é maior e aeronave brasileira pontua melhor em vários requisitos operacionais e técnicos e requer menos manutenção. Além disso, o C-390M já pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com 4 aeronaves. O C-130J precisa de 5 aeronaves para fazer a mesma coisa.
A intenção é que o C-390M também participe do Comando Europeu de Transporte Aéreo. Esta é uma parceria na área do transporte aéreo de 7 países europeus. A adição do C-390M beneficiará o agrupamento e o compartilhamento de capacidades em um contexto europeu. Isso é feito com tipos semelhantes, mas também diferentes de aeronaves de transporte.
Como a Defesa quer fazer mais horas de voo, os custos estimados também aumentarão. Inicialmente, a premissa era entre € 250 milhões e € 1 bilhão. Isso será agora entre € 1 bilhão e € 2,5 bilhões.
A escolha do KC-390 pela Holanda, um país membro da OTAN que também esta aumentando dramaticamente seus gastos de defesa ante a agressividade russa, causou surpresa e deve ser muito comemorada pois pode abrir as portas para outros países da aliança fazerem o mesmo. Ademais e interessante que um dos fatores que pode ter feito a diferença tenha sido justamente a necessidade de se transportar o motor F-135 dos novos F-35 da RNLAF pois sao motores mais pesados que os F-100 dos F-16 que substituíram
Um país pequeno demanda 5 aviões C-390, apesar de estar numa zona quente, o Brasil que é mais de 10 x o tamanho da Holanda diminui a quantidade desse avião e quer diminuir mais.
Incrível como os vira latas sempre vão arranjar um motivo para reclamar, mesmo quando não há o que se reclamar no tema.
Tá e aí: diminui a quantidade de aviões táticos e acrescenta dois estratégicos. Proporcional com o tamanho do Brasil. Você mesmo justifica o motivo dos holandeses comprarem esses aviões por causa da ameaça naquele continente e não comenta que a realidade geográfica brasileira em comparação com a deles é bem diferente, a ponto inclusive de termos dois oceanos de distância dos russos (tanto a leste como a oeste). Em outras palavras os russos estão, literalmente, longe de serem uma ameaça para nós, o mesmo não podemos dizer dos holandeses. Isso depende também da doutrina adotada por cada força aérea.
Além disso algumas operações de transporte e REVO podem ser divididas com os “novos” A330, diminuindo a necessidade de aviões táticos. Já que o fator continental do território brasileiro é relevante no seu comentário estamos prestes a ter dois aviões estratégicos que extrapolam os já mencionado tamanho do Brasil e terá capacidade intercontinental (daí a classificação estratégica). É importante adicionar esses aviões no tema já que eles fazem a diferença, e você nem se deu conta disso.
Só há uma coisa a comentar neste caso, MEUS PARABÉNS ao Governo dos Países Baixos que ENTENDEU a situação atual e constatou que ele NECESSITA do C-390 e que continuar a operar hoje o C-130 é cada vez mais ANACRÔNICO.
Cabe igualmente um enfático MEUS PÊSAMES aos “parceiros” Suecos que não entenderam os novos tempos e compraram 4 C-130J de segunda mão na Itália…
No mais segue o barco… Ou melhor segue o C-390…
Se esqueceu dos “parceiros” franceses que desdenharam do KC-390 e ainda jocosamente o chamaram de “Chars de main” (carrinho de mão) não e mesmo Giba!? E que ainda por cima preferiram ir de C-130J via FMS, talvez porque a escolha “politico etílic@” de 07/09/2009 não vingou….
Agora meu caro Giba você, que adora disseminar f@ke news e noticias velhas do F-35 em ritmo Goebbeli@no, pode ter ignorado que um dos fatores que pode ter feito a escolha pender a favor do aviao da EMBRAER tenha sido justamente a capacidade de transportar ou transportar melhor o motor F-135 do jato da LM…….
Minha surpresa está no fato de um país, o qual o Brasil não adquiriu nada, em termos de equipamentos militares, nas últimas décadas, adquirir o C-390 em detrimento ao C-130J. Já outros países, que paguamos caríssimo em contratos, devido ao ToT, alguns deles de matriz para filial (H225M e FCT), preferiram adquirir o C-130J, sendo eles novos ou usados. São eles a França (que apelidou o KC-390 de carrinho-de-mão), Alemanha e Suécia.
Vice listou países que ou tem uma indústria aeronautica forte que fabricam aeronaves concorrentes, ou que enfrentam restrições orçamentárias pesadas e não podem adquirir aeronaves novas. Ah e sobre esse suposto apelido dos franceses (nunca ouvi falar dele até agr) acho bastante apropriado, é uma aeronave útil e prática para facilitar o dia a dia das operações, tais como um carrinho de mão é para um operário. Melhor ser conhecido dessa forma, do que ser um produto problemático, caro e indesejado como é o a400M….
Dodô, mesmo tendo industrias aeronáuticas fortes, as quais produzem o A400M para suas forças aéreas, Alemanha e França adquiriram, recentemente, C-130J para formarem um esquadrão conjunto. É aí que poderiam ter adquirido o C-390.
Show !!! Onde está o HMS Tireless pra ficar falando mal do avião e dizendo que o hércules iria ganhar ??? Estão bm quietos ultimamente os haters
Esse cara não acerta uma,rs.
Deve ter uma bandeira imensa dos EUA no quarto,vai ser vira lata assim nos quintos.
Por que voce nao fala daquele poster do Putin sem camis@ e mont@do a c@valo no seu quarto?…rs!
Incrível o nível de maturidade do cidadão não? Primeiro por ele achar que eu sou fanboy do putin (eu sou pro brasil, nao pro russia, a diferenca é que eu defendo a realidade das coisas e nao mascaro ppr preferencias politicas e ideologicas) , claramente ele acha que sou como ele que tem um pôster da Rainha Elizabeth posando de bikini. Segundo por ser somente isto que ele tem a capacidade de contra argumentar já que quebrou a cara.
Estou aqui, e bem contente com a escolha! e ao contrario de você eu não quis entregar a EMBRAER de bandeja para a ditadura totalitária chinesa quando a fusão com a Boeing foi para o vinagre….
Que notícia boa, vai ter muito mais! Voa longe e alto C -390, sucesso! !
Muito bom 🇧🇷
Por Zeus!!!!! Que notícia fantástica!!!!! Emoção ao extremo!!!! Peço aos Deuses que tudo se confirme!!!!😃
Putz! Que notícia espetacular. A Holanda é uma vitrine para os países europeus.
Portugal já encomendou 5 KC390 Millenium, sendo o primeiro entregue no início do próximo ano. Foi o impulsionador na Europa desse avião não a Holanda (Países Baixos), aliás Portugal esteve desde o início no consórcio do seu desenvolvimento como pode ver nas bandeirinhas no primeiro KC390 produzido. A verdade é essa.
Repito: Holanda é uma vitrine na Europa. País sem NENHUMA participação no programa KC-390 (embora ensaios de voo em escala tenham sido lá feitos) e sem que o Brasil nada deles compre em material de defesa. É outro nível.
Sergio. A participação de Portugal é através da OGMA, uma subsidiária da EMBRAER. De qualquer forma tem engenheiros PORTUGUESES na produção de PARTES dessa FANTÁSTICA AERONAVE. Parabéns!
Aos poucos o KC-390 vai ganhando novos operadores e ainda mais outro país da Otan. Sucesso para a Embraer com seu KC-390.
”Nãooooooo. Mais o KC390, não vai vender. Nãooooooo. Mais o KC-390 não vai e blá-blá-blá.” Pronto, tá aí, aos EMOCIOADOS. É o que já falei. O KC-390 seguirá o mesmo caminho do A-29ST. Vai vender pra KCTE!
Kkkkkk pois é Wellington. Os vira latas devem estar uivando forte hoje kkkk. Agora espero que com essa questão da extinção da antonov na prática, faça com que o Peru volte a analisar a aquisição dos C390
Extinção da Antonov? Isso e viagem cara, o único resultado prático de sanções econômicas na história é encher o saco do país afetado.
Mirão a antonov é uma empresa ucraniana
Terceiro país da OTAN, que venham mais.
Eu nem sei descrever o quão feliz fiquei agora! Quarto cliente do KC! É TETRAAAA! É TETRAAAAA!
Espero que haja mais contratos em breve!
Obrigado pela excelente notícia em primeiríssima mão!
Excelente!! Aos poucos essa aeronave será mais um sucesso de vendas da EMBRAER!!
Que notícia maravilhosa! 🙏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Excelente, mais um cliente na conta…e de pouco em pouco a carteira vai aumentando.
A FAB pode, inclusive, permitir que sejam entregues unidades que iriam pra ela, agilizando as entregas pro cliente e “empurrando” as suas (com os respectivos pagamentos), permitindo um maior fôlego financeiro.
Aliás, a pressão na Suécia deveria ter sido feita, como compensação pela compra do Gripen, mas agora já foi.
…eu ainda creio numa aquisição futura pela Suécia, mais reforçada por esta aquisição pela Holanda. A quantidade irá variar entre 04 e 06 unidades.
Depois deles optarem pelos C 130 J usados da Itália, acho difícil.
Tem que continuar trabalhando encima dos negócios que estão para acontecer:
República Tcheca, Filipinas e O cliente do oriente médio.
A suecia é um país grande para padrões europeus. Somente 4 velhos c130 J não irão satisfazer suas necessidades. E com o “aríete” russo ali do lado, acho que os políticos suecos vão muito em breve achar recursos pra aquisição de mais aeronaves de transporte kkk
Juarez, além da India que estão conversando também.
Daqui 10 ou 15 anos, a Suécia terá que trocar novamente sua aeronave de carga. Perder uma batalha não significa perder a guerra.