Pela primeira vez, três helicópteros da Fleet Air Arm pousaram no convoo de um destróier Type 45. O trio de Lynx Mk8, do 702 Naval Air Squadron, embarcou no HMS Dauntless (D 33), na costa sul, para que os pilotos possam se qualificar para pouso a bordo.
O Esquadrão 702 é a unidade aérea responsável pelo treinamento das tripulações e engenheiros de helicópteros Lynx na Royal Navy. Nele aprendem as noções básicas dos helicópteros e são ensinados a dominar o Lynx Mk8, que é o pilar de operações aéreas nos navio de guerra da Royal Navy em todo o mundo.
O ponto alto da instrução, realizada pelo 702, é a fase de conversão operacional, que envolve a adaptação dos pilotos nas operações aéreas embarcadas.
Os mecânicos e técnicos também aprendem a realizar a manutenção do helicóptero nos limites apertados de um hangar que balança e rola com o movimento do navio, além de se familiarizarem com o ritmo da vida a bordo de um navio.
Neste embarque, os novos pilotos vão aprender a decolar, pousar e realizar outras manobras no mar, visando o cumprimento das missões reais, para estarem aptos a se juntarem ao esquadrão de linha de frente da RN, o 815NAS, que também está baseado na RNAS Yeovilton.
Normalmente se utiliza o RFA Argus, da Royal Fleet Auxiliary, como navio dedicado à instrução de pouso a bordo, também podendo serem utilizados o HMS Illustrious e o HMS Ocean, mas, pela primeira vez, os alunos estão fazendo uso de um Type 45, com seu convoo enorme, que pode acomodar um Chinook, e o seu espaçoso hangar, que acomoda dois Lynx Mk 8 com espaço de sobra.
Devido às facilidades e o espaço oferecido para aviação pelos destróieres Type 45, estes são capazes de operar, rotineiramente, com dois helicópteros Lynx embarcados ou com apenas um Merlin, que é muito maior.
Dois Lynx do 702 embarcaram para a formação dos pilotos, sendo que o terceiro troxe o Commanding Officer do 702, Cdr Anthony Rimington, que realizou uma visita de rotina para acompanhar o progresso da instrução a bordo do HMS Dauntless.
Com esta vista, o Dauntless encontrou-se na posição única de operar três helicópteros Lynx de uma única vez, destacando a flexibilidade e capacidade da nova classe de destróiers no estado-da-arte da Royal Navy.
FONTE: Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval