Por Guilherme Wiltgen
O primeiro helicóptero AgustaWestland HH-101 CAESAR entrou em serviço operacional com a força aérea italiana em 25. 02, durante a cerimônia oficial realizada na Base Aérea de Cervia.
Foram recebidos quatro helicópteros, de um total de 15 encomendados, que serão empregados primariamente em missões de operações especiais, podendo também realizar busca e salvamento (SAR) e evacuação médica (EVAM).
O HH-101 um CAESAR é capaz de acomodar até cinco tripulantes e vinte soldados totalmente equipados ou seis tripulantes mais 8 soldados para operações especiais.
Os helicópteros são armados com três metralhadoras M134 de 7.62 mm, instaladas em ambos os lados e na rampa, possuem cockpit e assentos blindados, proteção balística (incluindo as áreas dos sistemas críticos), sistema integrado de guerra eletrônica, IFF, equipamento de criptografia, Link 16, sistema de intercomunicação, sistema de radar Gabbiano, LWR (Laser Warning Receiver), MAW (Missile Approach Warning) e um kit para REVO (reabastecimento em voo).
O AW101 Merlin possui 220 aeronaves, de diferentes versões, voando em todo mundo.
FONTE e FOTOS: AW
Comparando o HH-101 ao seu antecessor o HH-3F um salto em tecnologia sem precedentes dando a AMI mais capacidade para cumprir as suas missões. Podemos chamar este helicóptero de “estado da arte” pois o mesmo incorpora ótimos sistemas embarcados.
E aos poucos o EH-101 vai conseguindo cada vez mais espaço e demonstrando que a aeronave é capaz de cumprir uma lagar gama de missões e configurações exigidas pelos seus clientes,acredito muito que mais vendas vão ser concretizadas nos próximos anos e versões especializadas como o CAESAR ganhem novos usuários. Gostei muito desta versão.
Show de helicóptero!!!
Ola!Bom dia ! Parabéns para o DAN por ter resolvido o problema do site fucionando 100% olane ; pois bem o HH-101 CAESAR é líndohelicóptero e bastante robusto na sua concepção para o seus modos operantes.