A FAB está em dúvida sobre o que fazer com o Hércules C-130 acidentado na Antártica, em 27 de novembro. A aeronave é antiga, de uma frota a ser desativada, e talvez não valha recuperá-la em território de clima tão hostil. Possivelmente, o cargueiro será desmontado e trazido em partes para o Brasil. Quanto às causas do acidente, vem aí algo próximo a colocar uma pedra sobre o assunto.
FONTE: Isto é – Coluna Ricardo Boechat
Aqui as coisas são assim…..
São duas rezas…..uma para que se possa voar e cumprir a missão!! Outra reza, para que se voar, não quebre nada, pois não se conserta o que quebrou. Kkkkk
Mas tirando o humor de lado, ele deve ser desmontado mesmo.
Mas que deve ter passado pela cabeça de alguns dar um empurrãosinho nele pro mar passou!!
O nome do problema que causou o acidente do Hércules C-130 acidentado na Antártica se chama : Bração
É evidente que para isto serão necessários a mobilização de enormes recursos financeiros, materiais e humanos, coisas que hoje estão em falta na FAB.
Grande abraço
A FAB trabalha com a possibilidade fazer um resgate da aeronave montando uma estrutura fechada(shelter0 em volta da célula, retirar o motor danificada, recuperar parcialmente a estrutura de ponta de asa, retirar todos os fluídos das tubulações hidráulicas e dos sistemas de lubrificação dos motores, substituindo por fluídos e lubrificantes novos, recuperar o trem de pouso, fazer um voo tri motor até Punta Arenas.
Grande abraço
São duas notícias tristes se confirmadas, uma a possível desistência de Portugal para aquisição do KC 390, pelo menos no curto e médio prazos, outra é a demora da FAB em apurar responsabilidades e na retirada deste C 130 da Antártica, estamos falando de crise econômica por um lado e desleixo por outro e não adianta dizer que precisava de tempo para… Não tem ninguém no Governo para apontar e mandar acelerar a apuração de responsabilidades e retirada desta aeronave da antártica, afinal não há recursos para nada.
Não adianta pedir mais recursos se não zelamos pelo pouco que temos e principalmente demonstrarmos interesse até as últimas consequências pelo pouquíssimo que ainda temos.
Senhores, hoje li que Portugal vai modernizar seus C-130 e provavelmente desistirá de comprar o KC-390, e na Colômbia (outro parceiro do programa) a LM já está se mobilizando para doar dois C-130H e vender sete C-130J. Caso esses parceiros abandonem a parceria com a Embraer, e em ano de dindim curto para as FFAA, o que já vem provocando atrasos nos pagamentos à Helibras e Embraer referentes a vários programas, existe o risco de o programa KC-390 ser adiado ou mesmo cancelado?
Solução: Canibalismo.
Desmonta e manda para algum museu aqui no Brasil!!
Esse dai já era …..já e sucata….no máximo tirar umas pecas pra aproveitar na outras ainda em atividades!!!!
Era bem mais fácil doar de vez esta aeronave aos chilenos (que são donos da base do acidente) eles poderiam tanto recuperá-la ou usar suas peças…
Eles só tem 3 aeronaves C-130 no inventário e seria um gesto de boa vizinhança e agradecimento ao apoio chileno, isto só depois de uma consulta prévia/sondagem e no caso deles acharem interessante sem ficarem ofendidos…
Melhor que destruir, arrancar as peças e deixar uma carcaça na base dos hermanos…
Gilberto,
É proibido pelos tratados ser deixado na Antártica. Mesmo que a FAB decida por dar baixa, vai ter que desmontar todo o C-130 e trazer tudo de volta ao Brasil, não pode ficar nada lá.
Abs
Se eu não me engano,a usaf ja consertou um hercules na Antartica e fiocu um bom tenmpo lá parado
Fernando,
Não tem problema uma aeronave ficar em manutenção na Antártica, o que não pode é abandoná-la no continente. Se a aeronave não vai mais voar, vai ter que ser desmontada e trazida de volta.
Abs,
Pelo que ouvi, não ficará nada na base chilena. A FAB vai desmontar e tirar tudo de navio.
Discordo 100 % , a responsabilidade pelo acidente e pelo aparelho eh da FAB…entao ela q mande equipe tecnica , desmonte o aparelho e o traga de volta em caixotes q ficarao armazenados e disponiveis para os demais como fonte de pecas………. outrossim, fique certo q em pecas e equipamentos, avionicos deve ter por baixo uns 3 a U$ 4 milhoes….este foi um dos aparelhos q ja receberam um UP recentemente e portanto naos esta tao defasado………..chega de dar presentinhos aos hermanos q nada nos dao em troca…so dor de cabeca.
A FAB precisa mais das pecas do que os chilenos, e não estamos falando de pouca grana, a aeronave so perdeu um motor e trem de pouso .
Recuperar o Hércules C-130, na Antártica esta completamente fora de cogitação,a própria foto do acidente deixa isso claro, sua recuperação tem que se dar em território nacional,onde há melhores condições !
Logo a FAB começará a receber os KC-390 então pra que recuperar esse Hércules, já torna ele o primeiro ir pra baixa!
O primeiro ja deu baixa e no momento esta no campo de afonsos sendo preparado para ser exibido no musal…….
Celso obrigado pela informação, eu tive domingo passado no Musal e o Hércules está exposto já ao lado do Búfalo.