A HENSOLDT está desenvolvendo elementos centrais da nova rede de sensores no projeto FCAS (Future Combat Air System).
Como membro do consórcio alemão FCMS GbR (Futuro Sistema de Missão de Combate), a HENSOLDT recebeu um contrato no valor de aproximadamente € 100 milhões da francesa DGA para o desenvolvimento de demonstradores nas áreas de competência central de radar, reconhecimento e eletrônica de autoproteção, optrônica e também a rede abrangente de tecnologia de sensores. “O sistema de combate aéreo de próxima geração requer uma abordagem inteligente para um sistema de missão em rede independente de plataforma, sensores de ponta e avaliação de dados baseada em Inteligência Artificial”, explicou Christoph Ruffner, chefe da unidade de negócios Spectrum Dominance. “É aqui que a HENSOLDT fará a contribuição essencial com o consórcio FCMS.”
No projeto FCAS, as nações participantes querem desenvolver, entre outras coisas, um sistema para substituir os caças Eurofighter e Rafale, bem como um novo sistema de sensores em rede. Até 2025, vários demonstradores de tecnologia serão desenvolvidos para mostrar as possibilidades de uma solução de rede, independente da plataforma. Esta rede de sensores, com diferentes plataformas, será posteriormente desenvolvida nas outras fases do demonstrador FCAS.
Sob a gestão geral da INDRA (Espanha), Thales para a França e o consórcio FCMS para a Alemanha, composto por HENSOLDT, Diehl Defense, ESG Elektroniksystem und Logistik GmbH e Rohde & Schwarz, estão trabalhando juntos na chamada fase de demonstração 1b. A HENSOLDT lidera o consórcio FCMS e, portanto, além dos trabalhos técnicos, também assume tarefas essenciais no gerenciamento de projetos e na arquitetura central.