A Exclases Rússia fez uma encomenda de cinco helicópteros AW139 junto à joint venture da Russian Helicopters e AgustaWestland, HeliVert. O contrato, anunciado em 16 de Maio, abrange um mix de helicópteros AW139 VIP e utilitário.
O AW139 é bem adequado para o mercado russo. O helicóptero multi-função médio e bimotor, combina uma fuselagem aerodinâmica, aviônicos de última geração, cabine espaçosa e assinatura acústica baixa, com uma velocidade máxima de cruzeiro de 306 km e alcance máximo de 927 km num tempo de voo máximo de cinco horas.
O AW139 é o único helicóptero de sua categoria de peso que pode ser equipado com um sistema de proteção de gelo completa (FIPS), o que torna possível voar em condições de gelo conhecidas. O AW139 é alimentado por duas turbinas Pratt & Whitney Canadá PT6C-67C , equipados com controles do motor digitais full-authority (FADEC) e cada um com 1.679 SHP de potência para a decolagem. O peso máximo de decolagem é 6.400 kg com uma opção de 6.800 kg. O helicóptero está configurado para um ou dois pilotos e pode transportar até 15 passageiros ou 6-8 passageiros em configuração de transporte VIP/corporativo.
A HeliVert está no caminho certo para entregar um helicóptero AW139 feito na Rússia, para a Exclases em junho sob uma ordem previamente feita. A aeronave será montada na fábrica da HeliVert em Tomilino perto de Moscou, que é uma das fábricas mais avançadas de seu tipo na Rússia. A Produção de helicópteros AW139 começou na fábrica em 2012, e espera-se que até 15 a 20 helicópteros sejam montados lá anualmente para atender a crescente demanda para o AW139 na Rússia.
FONTE: Shepardnews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval