Hoje em dia, qualquer conflito militar conta com a presença de helicópteros, seja para transportar carga e pessoas, dar apoio sob fogo inimigo, participar de operações de busca e salvamento ou de missões de reconhecimento, pensando nisso selecionamos os principais helicópteros russos produzidos para os mais diversos teatros de operações.
1. O maior: Mil Mi-26
Primeiro voo: 1977
Fabricação: 310 unidades
Capacidade de carga: 20 toneladas de carga ou 80 paraquedistas
Por suas dimensões impressionantes, o helicóptero Mil Mi-26 foi apelidado pelos pilotos de “vaca voadora”. Mesmo quando colocado ao lado de um Boeing 737, esse helicóptero ainda é maior. A área total coberta pelas hélices do Mi-26 ultrapassa 800 metros, e a altura do aparelho corresponde a um prédio de três andares.
Os Mi-26 estiveram na Somália, Camboja, Indonésia e atuaram na ex-Iugoslávia, como parte das operações de manutenção de paz da ONU. Em 2002, chegaram a prestar assistência às Forças Armadas norte-americanas. Aliás, foi um Mil Mi-26 que trouxe, de uma região de difícil acesso no Afeganistão para uma base norte-americana em Bagram, um helicóptero Boeing CH-47 Chinook, que fora abatido.
2. O mais popular : Mil Mi-8
Primeiro voo: 1961
Fabricação: Mais de 17.000 unidades
Capacidade: 3 toneladas ou 24 pessoas
Carga bélica de ataque: De 2 à 3 metralhadoras e até 1,5 toneladas de armamento em 6 conjuntos de suspensão, incluindo mísseis de 57 milímetros não guiados, bombas de queda livre e sistema antitanque Falanga.
Criado há mais de meio século, esse helicóptero fez tanto sucesso que até hoje continua sendo o modelo de helicóptero de fabricação russa mais exportado. Não existe tarefa que o Mil MI-8 não consiga realizar: retirada de tropas das ‘zonas quentes’, efetuar combate aproximado, levar cargas preciosas para locais de dificíl acesso. Teve casos onde o Mil Mi-8 foi usado até mesmo como lança-minas.
Esse helicóptero esteve presente em diversos conflitos militares, incluindo no Afeganistão, na chechênia e no Oriente Médio, e está em serviço nas forças armadas de 50 países. Por sua confiabilidade e excelência técnica, esta máquina impressionou pilotos e técnicos, recebendo o apelido de “Bela Vassilissa”.
3. O que voou mais alto: Mil Mi-38
Primeiro voo: 2012
Fabricação: 3 protótipos de teste
Capacidade de carga: 13 toneladas
O Mi-38 é um helicóptero da nova geração, herdeiro direto do carro-chefe da empresa o Mil Mi-8. Mas esse helicóptero se difere do seu “pai” pela hélice de seis pás e presença de materiais compósitos na empenagem, bem como por uma aviônica mais avançada. Foi concebido para sobrevoar superfície de água em qualquer clima como helicóptero de transporte, busca e salvamento.
Em 2012, durante os testes de voo, o Mil Mi-38 subiu a uma altitude de 8.500 metros e se tornou o primeiro helicóptero da sua classe a atingir o teto mais alto. Além disso, os pilotos que estavam no comando naquele dia deixaram escapar que, se não fosse a carga externa, o Mil MI-38 teria subido a uma altitude de 9.000 metros.
4. O mais rápido: Mil Mi-24
Primeiro voo: 1969
Fabricação: mais de 2.000 unidades
Armamento embutido: metralhadora quádrupla de 12,7 milímetros em instalação móvel, armamento suspenso, bombas de queda livre, foguetes não guiados com calibre desde 57 até 240 mm, sistemas de mísseis antitanque Falanga, pods de armas suspensos e até 8 passageiros(soldados) no compartimento dos paraquedistas.
O Mil Mi-24 foi apelidado de “crocodilo” por causa de sua aparência incomum. Concebido como um veículo voador de combate de infantaria (com blindagem pesada, um grande compartimento de carga e poderoso armamento a bordo), essa máquina, no sentido geral, não é um helicóptero. Tem uma espécie de asas e, por isso, o “crocodilo” não consegue ficar imóvel no ar, e na decolagem requer pista para ganhar velocidade e levantar voo, tal como um avião.
O Mi-24 bateu o recorde mundial de velocidade absoluta para helicópteros – 368,4 km/h. Além disso, o rápido e manobrável “crocodilo” salvou mais de mil vidas, motivo pelo qual os veteranos da guerra do Afeganistão preferem chamá-lo de “andorinha”.
5. O mais combatente: Ka-52 Alligator
Primeiro voo: 1997
Fabricação: 65 unidades
Armamento: base móvel com metralhadora 2A42 de calibre 30 mm e 460 munições, Míssil antitanque guiado Vikhr com canal de controle a laser (CCL), blocos de foguete não guiados calibre 80 mm, bombas e mísseis ar-terra.
A versão mais desenvolvida do famoso Ka-50 é o Tubarão Negro. Inicialmente com apenas um lugar, o helicóptero passou a ter dois lugares, o que aumentou a sua funcionalidade.
O Alligator faz no ar aquilo que outros helicópteros da sua classe nem sonham em fazer, como, por exemplo, voar para trás ou fazer um “funil” – ficar voando em torno de um ponto de mira, com o nariz, cheio com seus sistemas de armas, constantemente apontado para o alvo.
O Ka-52 Alligator foi montado sob esquema coaxial (suas duas hélices giram em direções opostas uma da outra e não existe rotor de cauda). Esse helicóptero é mais manobrável, controlável e seguro. O livro Guinness World Records reconhece o Ka-52 Alligator como o melhor helicóptero de combate do mundo.
FONTE : Gazeta Russa
O KA-52 cairia com uma luva pro EB e o CFN … embora hj n seja prioridade um heli do tipo (ataque puro ) … coisa q n da pra entender ……usamos o MI-35 o único porem .. e q compramos poucas unidades ^^ (36 seriam ao meu ver o numero ideal ) ….. uns falam q o MI-26 seria uma otima .. ele ctz e único no q consegue fazer ….fato q o EB precisa de um Heli pesado …e se isso aki for verdade ..provavelmente termos o nosso em breve .. e n e russo . http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14942/EB—-Boeing-oferece-helicopteros-pesados/ ……mesmo q a oferta inicial seja de 6 ..o q ja e uma boa … acho q a oferta poderia chegar num numero de 10 /12…….. a um tempo atrás ..houve um oferta de UH-60 usados e ”meia boca” … n houve interesse . ..vamos ver o q vai ser .. se e verdade ou n esse historia
tudo isso graças a sikorski.
Que Sikorski que nada. Sikorski se vendeu aos States no fim da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães já usavam pelo menos dois tipos de helicóptero, o Fl282 (Kolibri) e o FA 226. Mas o maior dos pioneiros foi também russo, Lomonosov, que fez experiências com pequenas máquinas de hélices horizontais em pleno séc. XVIII! E ainda houve experiências francesas, italianas etc. Os americanos, como sempre, pegaram o bonde andando e puseram grana na coisa.