Os helicópteros EC225 da Eurocopter retomam, a partir deste mês de julho, a participação em todas as missões nas quais é utilizado, após a aprovação das medidas de prevenção e detecção desenvolvidas pelo grupo.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) validou, no último dia 10 de julho, as soluções de segurança e a resolução final para as principais falhas do eixo da caixa de transmissão principal em dois modelos EC225 que operavam no Mar do Norte.
Essa validação foi seguida pela autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, que suspendeu as restrições operacionais desse helicóptero no mesmo dia e, logo em seguida, em 19 de julho, pela Autoridade de Aviação Civil da Noruega. Com isso, após extensas investigações, a utilização do EC225 em todas as suas missões, no mundo inteiro, pode ser retomada imediatamente.
Também foi validada pela EASA as modificações no sistema de lubrificação de emergência da caixa de transmissão principal garantindo o pleno desempenho para todas as missões. “Estou convencido de que as medidas projetadas e aprovadas são corretas, permitindo um retorno seguro ao serviço de toda a frota”, disse Guillaume Faury, presidente e CEO da Eurocopter. “As equipes da Eurocopter vão permanecer totalmente mobilizadas para apoiar nossos clientes no retorno ao serviço e para a total disponibilidade de seus EC225. Juntos, estamos comprometidos com uma prioridade – segurança em primeiro lugar”.
Algumas operações com helicópteros EC225 foram paralisadas pelas autoridades nacionais de alguns países, particularmente no setor offshore de prospecção de petróleo no Mar do Norte. Enquanto isso, muitos outros helicópteros desse modelo continuaram voando, seguindo as medidas de segurança definidas logo no início pela Eurocopter, os quais registraram desde outubro do ano passado até agora mais de 20 mil horas de voo sem qualquer incidente.
A Eurocopter está, agora, apoiando os operadores no processo de modificação da aeronave de acordo com a Diretriz de Aeronavegabilidade da EASA, permitindo a plena retomada dos voos. A empresa trabalhou em estreita colaboração com os clientes para mantê-los informados de sua investigação sobre as falhas do eixo, e também para o desenvolvimento posterior de medidas de segurança. Além disso, foi criado um site dedicado ao tema, denominado Centro de Conhecimento (www.ec225news.com), que traz informações atualizadas sobre o EC225. Nele, encontram-se detalhes sobre as medidas de segurança aprovadas, material de apoio sobre a metodologia da investigação e perguntas mais frequentes. O conteúdo do site é destinado a clientes, bem como aos passageiros que voam a bordo desses helicópteros.
Equipes da Eurocopter estão coordenando os seus esforços com os operadores e com a indústria do petróleo e gás, a fim de manter todos os passageiros e tripulantes informados e confiantes no retorno ao serviço.
O EC225 é um helicóptero da classe de 11 toneladas da família Super Puma da Eurocopter. Com mais de 300.000 horas de voo acumuladas em serviços em todo o mundo, ele é utilizado em operações civis, militares e de segurança pública, que vão desde o transporte marítimo e o transporte aéreo de carga até funções de Busca e Salvamento (SAR).
FONTE: Convergência Comunicação Estratégica