O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) realizou evacuação aeromédica em alto-mar a uma distância aproximada de 135 milhas náuticas (270 km) da costa do município de Vitória (ES), no dia 04 de abril. O tripulante de nacionalidade Ucraniana tinha suspeita de apendicite.
Em uma ação planejada durante 3 dias, a equipe do EsqdHU-2 composta por nove militares, resgatou o passageiro do Navio Mercante Cresty, de bandeira do Chipre.
O mercante saiu da Argentina em direção à Nigéria, e trafegava a mais de 800 milhas náuticas (1.600 km) da costa brasileira.
A operação durou aproximadamente 3 horas de voo. O tripulante evacuado foi levado ao Hospital Santa Rita, no município de Vitória (ES), para os devidos cuidados hospitalares.
O sucesso e complexidade da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR), executada pelos militares de São Pedro da Aldeia e com o apoio do Salvamar Leste (COM2DN), do Salvamar Sueste (COM1DN) e da Capitania dos Porto do Espírito Santo (CPES), demonstra o esforço da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e de cuidar da nossa gente.
3 dias de planejamento!!! Só quem teve apendicite sabe da dor e da evolução do problema, sorte do marinheiro não ter estourado antes do resgate!
É preciso esperar o navio entrar no alcance do helicóptero, ele estava a 1.600 km…