Munique, 7 de junho de 2021 – Um helicóptero de resgate voou com combustível de aviação sustentável (SAF) pela primeira vez, alcançando um novo marco na aviação internacional. Operado pela organização sem fins lucrativos alemã ADAC Luftrettung, o helicóptero de resgate Airbus H145 teve seus motores Arriel 2E reabastecidos cerimonialmente com biocombustível, um tipo de SAF, na estação de resgate aéreo da Clínica Harlaching de Munique na presença do conselho de diretores da Fundação ADAC, bem como os diretores executivos e a alta administração da ADAC Luftrettung, o fabricante de motores Safran Helicopter Engines, o fabricante de helicópteros Airbus Helicopters e a empresa de energia TotalEnergies. Juntas, essas empresas serão uma força motriz para reduzir a emissão de carbono nos voos de helicópteros, desenvolvendo alternativas aos combustíveis convencionais para aviação.
O H145 estava usando um biocombustível de segunda geração – o SAF preferido da indústria da aviação – que reduz as emissões de CO2 em até 90% em relação ao seu equivalente fóssil, pois é produzido a partir de materiais residuais e de resíduos da economia circular, como óleos e gorduras usados de cozimento. Como resultado, o combustível não tem impacto na produção de alimentos agrícolas.
O combustível usado para o primeiro voo de helicóptero de resgate em Munique foi produzido pela TotalEnergies em suas instalações na França a partir de óleo de cozinha usado, sem usar nenhum óleo vegetal virgem. Com este SAF, a frota da ADAC Luftrettung poderia atingir uma redução de 33 por cento nas emissões de CO2, o que, com mais de 50.000 missões de resgate e mais de 3,3 milhões de quilômetros voados por ano, equivale a uma redução de cerca de 6.000 toneladas de CO2.
A ADAC Luftrettung e a fabricante de motores Safran Helicopter Engines compartilham a mesma ambição de contribuir para o desenvolvimento de combustível de aviação sustentável. Para esse efeito, eles estão lançando um projeto com um helicóptero de resgate ADAC em Colônia. O projeto estudará todos os aspectos do uso de biocombustíveis no H145, com uma campanha operacional a começar no verão de 2021.
Após a estreia do biocombustível, os diretores da ADAC Luftrettung e Safran Helicopter Engines, Frédéric Bruder e Franck Saudo, assinaram um acordo de longo prazo com a SAF, que prevê aumentar a proporção de mistura de biocombustível para até 100 por cento nos próximos anos e subsequentemente, também promovendo o uso de combustível eletrônico sintético, também conhecido como Power-to-Liquid (PTL), outra alternativa drop-in aos combustíveis fósseis. PTL refere-se à geração de combustíveis líquidos produzidos a partir de energia elétrica de fontes renováveis, que, juntamente com o uso de biocombustíveis, permitirá que a aviação se aproxime da aviação neutra para o clima.
O biocombustível está atualmente certificado e aprovado para uso na aviação em uma mistura máxima de 50 por cento com querosene convencional do tipo JET-A1. O helicóptero de resgate ADAC voou com uma mistura de 40%.
A Dra. Andrea David, CEO da Fundação ADAC sem fins lucrativos, à qual pertence a ADAC Luftrettung, afirma que, “para nós, o projeto piloto de Combustível para Aviação Sustentável é o primeiro grande passo em direção a uma Fundação ADAC e aérea neutra para o clima serviço de resgate e nossa contribuição como uma organização sem fins lucrativos para atingir as metas de proteção climática da Alemanha e da Europa.”
“Queremos ser pioneiros na redução de CO2 em serviços médicos de emergência com querosene ecologicamente correto. Isso significa que também devemos desenvolver resgate aéreo tecnologicamente para que o uso de SAF seja à prova de futuro a longo prazo. Para isso, temos forte parceiros ao nosso lado”, acrescenta Frédéric Bruder, Diretor Administrativo da ADAC Luftrettung.“ É importante ressaltar que o SAF é um combustível oficialmente aprovado, o que significa que a segurança do voo e do paciente permanece no mais alto nível”.
Franck Saudo, CEO da Safran Helicopter Engines, afirma: “A Safran está liderando os esforços da indústria de motores para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos helicópteros. Junto com este primeiro voo histórico, assinamos um acordo com a ADAC Luftrettung para expandir o uso de SAF em seu helicóptero. Todos os motores Safran são certificados para operar com até 50 por cento de combustível sustentável, incluindo biocombustível. Nossa meta é chegar a 100 por cento.”
Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, afirma: “O pioneirismo aeroespacial sustentável é uma ambição clara para a Airbus e permitir o uso de combustível de aviação sustentável é um marco importante para nossa indústria. O evento de hoje é o primeiro passo para reforçar a ambição da Airbus Helicopters de ter a linha de produtos com a menor emissão de CO2 do mundo.”
Christian Cabrol, Diretor Executivo da TOTAL Deutschland GmbH, acrescenta: “A TotalEnergies estabeleceu para si mesma a meta de obter emissões líquidas zero junto com a sociedade até 2050. Ao desenvolver biocombustíveis, estamos ajudando nossos clientes da indústria de aviação a reduzir a intensidade de carbono dos produtos de energia que eles usam. Nosso combustível de aviação sustentável pode ser usado sem nenhuma modificação na infraestrutura logística de armazenamento e distribuição e, portanto, também diretamente em aeronaves e helicópteros. Estamos experimentando isso na prática hoje. Em março passado, iniciamos com sucesso a produção de combustíveis sustentáveis para aviação na França, que já foram usados para um voo de longo curso entre Paris e Montreal, há duas semanas, e em breve iremos disponibilizá-los para nossos clientes alemães.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN