Até o final do ano, a Russian Helicopters planeja transferir um protótipo representando uma nova geração do Ansat para teste.
“O projeto do helicóptero Ansat está se desenvolvendo para atender às necessidades de nossos clientes. Estamos respondendo ativamente às solicitações de nossos parceiros, tornando nossos produtos mais competitivos e confortáveis de usar. Além de uma ampla gama de equipamentos opcionais, o helicóptero receberá um sistema de combustível atualizado com capacidade aumentada, os mais modernos aviônicos para voo por instrumentos e uma estrutura de fuselagem leve que inclui mais materiais compostos”, disse o Diretor-Geral da Russian Helicopters Andrey Boginsky.
Um sistema de flutuação de emergência é projetado para manter o helicóptero flutuando em caso de pouso de emergência na água, com bóias infladas que podem fornecer flutuabilidade por 30 minutos. Os sistemas consistem em câmaras de flutuação infláveis, dois botes salva-vidas, pacote de suporte de vida de emergência, incluindo um radiofarol para sinalizar o local de pouso para os socorristas. Os Ansats equipados com o sistema serão capazes de voar para instalações de companhias petrolíferas localizadas a uma distância considerável da costa, bem como participar em operações de busca e salvamento acima da água.
A Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsiya) certificou a instalação dos sistemas de flutuação de emergência no Ansat em 2020. Um tanque de combustível adicional é projetado para aumentar o alcance da aeronave. Esta opção estará em demanda ao fazer voos de longa distância, por exemplo, ao entregar um helicóptero à sua base permanente de operações. Um tanque de combustível adicional de 192 litros aumenta a autonomia de vôo do Ansat em 140-150 km, até 650 km. Além disso, uma modificação no Ansat com tanques principais de combustível ampliados estará disponível para os clientes em 2021. A capacidade do sistema de combustível principal será aumentada em 20%, aumentando a autonomia de vôo em 135 km. Quando o tanque de combustível adicional é usado em combinação com o Ansat atualizado, o alcance máximo de voo excederá 750 km.
No futuro, o Ansat também será equipado com um guincho e funda externa. Esta modificação está atualmente testada nas instalações de testes da Kazan Helicopters. O guincho aumenta a eficiência do helicóptero nas operações de busca e salvamento e permite realizar operações de carga e descarga pairando. O dispositivo possibilita o levantamento e o lançamento de pessoas e cargas com peso total de até 272 kg. O gancho externo foi projetado para o transporte de cargas com peso de até 1.000 kg. O peso máximo de decolagem do Ansat com carga externa será aumentado para 3.900 kg. O sistema vem com capacidade para medição do peso da carga e alijamento.
O Ansat é um helicóptero bimotor multifuncional leve. Sua produção em série é implantada na Fábrica de Helicópteros de Kazan. De acordo com o certificado do helicóptero, seu projeto permite convertê-lo rapidamente em uma versão de carga ou em uma aeronave de asas rotativas de passageiros que pode transportar até oito pessoas. Em maio de 2015, foi certificada a modificação do helicóptero com módulo médico. O Ansat é certificado para uso em temperaturas que variam entre -45°С e + 50°С e em altas altitudes. Em 2019, a Agência Federal de Transporte Aéreo certificou um aumento na aeronavegabilidade da fuselagem da Ansat para 16.000 horas de vôo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN