A Helibras inaugurou oficialmente seu mais novo hangar, construído para abrigar a segunda linha de montagem de helicópteros brasileira, agora das aeronaves de grande porte EC725, modelos que serão fornecidos, em um contrato de 50 unidades, para as Forças Armadas brasileiras.
Durante a cerimônia, que teve a presença dos Ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, e da Defesa, Celso Amorim, dos governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e da Bahia, Jacques Wagner, dos comandantes das três Forças Armadas, além dos presidentes da Eurocopter, Lutz Bertling, e da Helibras, Eduardo Marson, a empresa oficializou o memorando de intenção de compra do helicóptero EC225, versão civil do EC725, para a Líder Taxi Aéreo, que operará as aeronaves no mercado offshore para atendimento à Petrobras.
O governador Antonio Anastasia citou a evolução da Helibras como um importante passo para o desenvolvimento também da região. “A Helibras é uma indústria inovadora, robusta e que vai trazer um grande crescimento para Minas Gerais e para o Brasil. É por isso também que estamos investindo no projeto da construção de um aeroporto aqui em Itajubá”, disse.
O ministro Fernando Pimentel referiu-se aos planos de crescimento e desenvolvimento tecnológico da Helibras como “uma oportunidade para o desenvolvimento da indústria do pais”, ressaltando a importância do investimento da empresa para esse objetivo.
Para o ministro Celso Amorim, a inauguração é “um passo para um projeto que dará capacidade ao Brasil de defender suas riquezas e construir a grande potência que nosso país está fadado a ser”.
O novo hangar da Helibras já está em operação e, além dos helicópteros EC725 e EC225 abriga também a linha de montagem do helicóptero Esquilo, produzido no Brasil desde 1980, dois anos após a criação da empresa.
Eu acho que quase todo brasileiro é muito auto-crítico.
temos problemas siiiiiimmmmm
mas a organização de uma forma geral, melhora isso.
precisamos ser mais confiantes.
André, todos sabemos das dificuldades do país. O MD está tentando mostrar que na área de DEFESA pelo menos, alguma coisa está caminhando.
Longe, muito longe de ser o ideal, mas é o que temos, é assim que somos. O que se pode fazer?
Não conseguimos eleger ninguém com cacoete de ESTADISTA. Dai, nossa eterna dificuldade em termos FFAAs a nossa altura.
Quem sabe um dia……..aparece algum?
Estou na torcida, pelo menos enquanto viver, estarei!
Brasil pré destinado a potência? Não resolve nem os problemas sociais e se acha com essa moral toda só porque inaugurou uma fábrica de helicópteros? Mês que vem é a vez de inaugurar a UFEM do PROSUB, mas é muito cedo para se considerar futura potência senhor minstro. Em vez de destacar “riquezas brasileiras” ele deveria falar interesses brasileiros, o que é mais amplo.
Mas de qualquer forma é mais um avanço na indústria bélica brasileira.