Exército recebeu aeronaves modernizadas e FAB tem dois novos H225M em versão operacional à disposição
A Helibras entregou, no mês de julho, quatro helicópteros militares, duas unidades para o Exército e duas para a Força Aérea Brasileira, atendendo ao cronograma estipulado pela empresa e contribuindo para as ações das Forças durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
A Aviação do Exército recebeu uma nova unidade do Pantera K2, o quarto já modernizado, e mais um Fennec, totalizando agora 13 helicópteros desse modelo que já passaram pelas modificações e atualizações. As aeronaves ficarão baseadas em Taubaté, SP, a serviço do 2º e 1º Batalhão de Aviação, respectivamente.
Com relação aos H225M, o programa chega à metade totalizando a entrega de 25 unidades. As duas mais recentes, destinados à FAB, são o segundo e o terceiro helicóptero em versão operacional da Força e foram totalmente fabricados no Brasil, passando por todas as etapas da linha de montagem da Helibras, em Itajubá (MG). Uma das aeronaves será operada pelo 1º/8º GAV, em Belém do Pará, e a outra pelo 3º/8º GAV, no Rio de Janeiro, RJ.
Reconhecimento de crédito
Com o andamento do programa H-XBR, para a fabricação nacional dos helicópteros H225M para Marinha, Exército e FAB, a Helibras obteve mais uma carta de crédito. O reconhecimento de 15,4 milhões de euros refere-se à certificação do primeiro grupo de técnicos militares formados pela empresa no curso básico de motor, aviônicos e célula do H225M.
FONTE:Convergência Comunicação Estratégica
FOTOS: Renato Olivas
Haha, agr falta a versão operacional da marinha, esse é o mais esperado rsrs. Não espero a hora de ver aqueles exocet instalado em suas baias
Os helicopteros H225 voltaram a voar mas nao foi só no Brasil. Apos analise da questao e com toda a segurança e convicção foi emitida nova AD há 2 semanas atrás. Enquanto isso, está em.andamento uma rigorosa investigação e estudos sobre os fatores contribuintes do acidente. E tudo feito com grande profissionalismo. É cedo para achar se MGB é “assim ou assado”. Especulações nao adiantam.
Algo pra se comemorar .. em outros tempos o contrato seria simplesmente paralisado…mesmo com essa crise q assola o Pais da gosto ver tais programas ”caminhando” mesmo com toooda torcida contra dos bravateiros de sempre … segue o baile … e q depois da 50 H225M .. q venham mais 50
Lemes, escreveu e disse tudo……continuamos a pagar e muitissimo caro por este abacaxi voador……Brasil, pais de cordeiros Sds
Operacionais? Por acaso a Airbus, “DONA” da helibras já resolveu o problema de fadiga de material da MGB desse abacaxi voador? Até onde eu saiba, a autoridade européia de aeronáutica ainda mantém a proibição de vôo dessa família de helicópteros. Até o presente momento a Airbus não apresentou qualquer solução para o problema da MGB podre dessa aeronave. Nem mesmo uma gambiarra do tipo luzinha ambar. Se houvesse um mínimo de profissionalismo e respeito pelo erário, o governo já deveria ter cancelado este contrato e cobrado multas contratuais da airbus. Mas aqui estamos nós, recebendo e pagando por este abacaxi voador milionário.
Os H225M não estão groundeados ainda?