A Marinha do Brasil recebeu da empresa Helibras, em 19 de novembro, a primeira aeronave Super Cougar na versão AH-15B. Ela recebeu o indicativo visual N-4101 e é a décima segunda aeronave H225M a ser incorporada ao acervo da Aviação Naval, no escopo do Projeto “H-XBR”.
A versão em pauta foi especialmente desenvolvida para a Marinha, sendo a mais complexa da frota das aeronaves H225M.
Ela dispõe de sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, sistema “CHAFF & FLARE”, radar tático APS-143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de gerenciamento de dados táticos de missão (NTDMS).
A entrega deste novo meio pelo Setor do Material ao Setor Operativo representa importante incremento na capacidade de defesa e vigilância da Amazônia Azul.
O plano de 50 unidades no total se mantém ?
Sim, ja foram entregues 39 entre as 3 forças. Lembrando que apenas alguns serão nessa versão de ataque.
Khalil,
Se mantém sim, o contrato do H-XBR vai ser de 50 unidades do H225M, conforme originalmente assinado em 2008.
Em alguns lugares se diz que é o 39.. A FAB tem 14 com os 2 da presidência. Este agora é o 12 da MB. Pra fechar 39 o EB teria de operar 13. So que no proprio facebook da helibras e noticias na internet o 36 entregue em julho do ano passado era o 11 do EB. Mas ai nao fecharia pois na época a fab tinha 14 e a mb so 10.
Uma reportagem da FAB de 26/06/2021 falava de 37 unidades. E dia 29 daquele mesmo mes consta o recebimento de um pra MB.
Os numeros nao batem. Alguem sabe dizer com dados certos afinal de contas se é 38 ou 39? A mb tem 12. A FAB 14? O EB tem 11? 12?ou 13?
Eu pesquisei e nao schei nenhuma entrega ao EB depois desta de meados do anp passado e que seria o 36 e 11 do EB.
Está uma baderna. Na minha contagem este teria de ser o 38.
Nas minhas contas, o N-4101 é a 39ª!
Mas quando teriam sido entregues o 12 e 13 do EB se conforme a propria helibras ano passado teria sido o 11 e n 36? As fontes não fecham. Tem de 39 ate 37. A divergência sao as unidades do EB. Seriam 11 ou 13?
Vamos lá:
EB: 13
MB: 12
FAB: 14
Total: 39
Guilherme estes numeros eu conheço. A questao é quando foram entregues o 12 e o 13 do EB se a propria helibras anunciou, junto com outros sites ano passado, a entrega do 11 do EB que seria o 36? Nao consta nenhuma entrega nova pro EB depois desta 11 unidade na sequencia de 2020 e 2021. Este numero de 11, 12 ou 13 unidades do EB é o x da questao. Tem fontes que anunciam cada uma das hipoteses 37 38, e 39 e nao há uma que traga subsídios pra sabermos que está correta. Precisa alguem que tenha acesso ao EB ou helibras apontar. Eu achei fontes com indicação de 37 com as matriculas inclusive. Outros mencionam 39. E se a helibras anunciava a 36 meados de 2020 e 2 foram entregues este ano a MB seriam 38 agora. Tudo depende de quantas de fato o EB tem. A mera menção do numero de 13 unidades do EB sem elementos que esclareçam as enttegas não dirime a duvida. So a reafirma. Eu pesquisei e nao achei ima gonte que consiga esclarecer indicando as datas ou matriculas alem da 11.
Olha só, eu estou te informando quantos H225M já foram entregues ao EB, agora, se você quer ou não acreditar nesse número eu não posso fazer nada, afinal, foi você mesmo quem escreveu que “Precisa alguem que tenha acesso ao EB ou helibras apontar”…🤷🏻♂️
É que o site tem qualidade, pois se depender da educação de vocês ninguém acessaria essas notícias.
Wellington,
Em momento algum fui sem educação no meu comentário, eu respondi ao leitor exatamente a informação que ele pediu. Não entendi o motivo de você se sentir ofendido…
Como contribuinte pagador de impo$to$, não tem como gostar do preço pago por unidade, graças a TOT, e do devaneio do governo da época em fábrica nacionalmente e vender para aliados.
Agora é operar e torcer para que os erros de engenharia francesa que tanto colocou esses helis no chão tenha de fato sido solucionados.
Se ele tivesse saído pela metade do preço, eu nao estaria criticando.
Abs
Top. Finalmente entregue o primeiro AH-15B SUPER COUGAR. Sr. Wiltgen, o N-4102 já se encontra na linha de produção ? Existe a possibilidade de mais alguma entrega deste modelo em 2022 ?
Koprowski,
Já está quase pronto, eu o vi durante a minha visita na fábrica da Helibras. 😀
Não, só deve ser entregue no ano que vem…
Obrigado, sr. Wiltgen.
Integrar o Exocet foi apenas uma forma nada honrosa de justificar a compra da Kombi voadora lembrando que se o oponente possuir aviação embarcada de asas fixas a kombosa vira comida de peixe
Ué, 1 aeronave emtrege não tinha sido aquela que foi usada para disparar os mísseis do exercício missilex 2021 ?
A ANV entregue é a que realizou o lançamento.
Esse projeto se fosse reduzido as quantidades, teria meu respeito a decisão do GF, é um produto caro, sem TOT e sem colaboração da engenharia brasileira. Cada solução dessas, acredito daria para comprar 1 kc 390….
O MD tentou negociar a redução de 1 ANV por Força.
ToTs que não vão dar em nada, com o adendo de ser de Airbus Helicopters para “Airbus Helicopters do Brasil”.
Completa descontinuidade da linha de produção deste modelo, que foi bancada com dinheiro público.
Nenhuma única venda desse modelo para o mercado civil nacional e muito menos exportação.
Demissões e mais demissões, ao longo dos anos de atraso e reajuste do cronograma de entrega.
Aeronaves voando por uma década com restrições.
Não presta para operar dentro do CMA, deixando aberta a necessidade de se adquirir mais unidades do BlackHawk.
.
Esse “programa estratégico” é um grande sucesso!
Parabéns a todos os envolvidos!
Só lembrando que na época se escolhia o vetor não por critérios técnicos, mas por “afinidade$”. Alguem lembra da afirmação que o Rafele ser o novo caça sem a definição da FAB?
Era a época do desgoverno que a França morre de saudades.
Esse programa mesmo foi uma vergonha,gastou-se bilhões,sem consultar os operadores;onde poderiamos ter adquirido helis mais baratos só para beneficiar a Airbus .
Admito é dinheiro público jogado fora.
Mas melhor isso do que nada.
Ao menos temos helicóptero para usar
Melhor estes novos helis que estarmos ainda indo de “Sapão” e foram muito úteis aqui em MG no advento da tragédia de Brumadinho. Vários países utilizam este helicóptero mas tem gente que tem birra com ele.
Pois é tomcat, até hj não entendo esse hate que o h225 leva de alguns indivíduos (a maioria fanboy de seahawk), pra atacar o veículo ficam dando exemplo daquele acidente que aconteceu a quase 2 décadas atrás pra desmerecer o bixo, como se o seahawlk nunca tivesse dado nenhum problema…
São as Greta’s da defesa com seu “I Hate You”!!!rs
Bem, como você não sabe que não sabe eu vou desenhar para que a tua mente e torpor alucinógeno possa entender.
Está anv voa até hoje com restrições de payload, de velocidade relativa e de “G”,mas nós pagamos para que ela voasse full. Esta custando aonerario mais de 65 milhões de euros ao contribuinte Brasileiro e vai voar cabrada, torta e com restrições porque algum iluminado no governo do nunca junto com o imperador da Guanabara Bay comeram um “PF”.
Um Lynx modernizado equipado com Spike NLOS terá maior capacidade, maior poder de fogo com quatro mísseis pendurados e vira Full, ou seja : Melhor, mais barato e mais letal que porcaria de Kombi fogueteira.
Entendeu ou preciso fazer mais desenhos???
Bem por aí, Juarez. Mais de 10 anos da primeira entrega e até hoje não teve uma solução definitiva para as MGB. E, como você disse, nós pagando ( e bem caro) para a Airbus transferir tecnologia dela para ela mesma.