Conforme o Defesa Aérea & Naval anunciou em primeira mão, em 18.12.18, a Helibras assinou hoje com a Marinha do Brasil, na Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), o contrato para fornecimento de três helicópteros H135 e de Suporte Logístico.
Os helicópteros serão destinados ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), onde cumprirão diversas missões. Dois dos três modelos serão os primeiros aptos a atuar em resgate aeromédico no País e poderão compor o Destacamento Aéreo da Operação Antártica (DAE OPERANTAR).
O modelo possui um dos menores custos de operação de sua categoria e um excelente índice de disponibilidade, sendo o helicóptero ideal para atender as exigentes missões e necessidades da Marinha. Atualmente, cerca de 130 unidades desse modelo estão sendo utilizadas pelas Marinhas de vários países como Alemanha, Austrália, Espanha Japão e Reino Unido.
O contrato com a Helibras (Airbus Helicopters) é para 3 helicópteros novos, a Helibras fara algumas adaptações, manutenção e reposição de peças. o H 135 é um helicóptero muito versátil, foram comercializadas mais de 1.280 unidades no mundo.
Kemen,
Não são helicópteros novos, foi uma compra de oportunidade.
Essas aeronaves eram utilizadas em EMS na Espanha.
No artigo que escrevi em 18.12.18, em primeira mão sobre a compra dessas aeronaves, tem as informações.
Abs,
Bom dia Guilherme, acontece que la na Espanha divulgaram que são novos, veja na penultima linha do artigo… (Las aeronaves son nuevas) sera que erraram?
https://www.defensa.com/brasil/marina-brasil-compra-3-h135-procedentes-espana
Kemen,
Dizer que as aeronaves são novas, não quer dizer que elas sejam “0km”.
Se vocês acessarem a matéria que publiquei em 18/12, vão ver as fotos das nossas aeronaves, que eram operadas pela empresa espanhola TAF, em missões EMS.
Não acho que a mídia espanhola errou, as aeronaves são novas, por isso foram adquiridas pela MB, mas como escrevi acima, já estão prontas e em uso.
Abs,
Matéria publicada em 18/12/18:
Marinha do Brasil adquire três helicópteros H135 para o Esquadrão HU-1
esse heli eu gostria de ver na policias ,bombeiros e defesa civil de todos os estados do brasil, tem bom espaço, local para macas e espaço para medico, portas traseiras para embarque e desembarque de materiais e pessoa , uma excelente compra da marinha espero que as outras forças façam o mesmo.
Foi noticiado aqui que seriam 3 unidades usadas, oriundas da Espanha. Nesse caso, a Helibrás faria papel de intermediária do negócio e, provavelmente, forneceria suporte logístico e de manutenção?
Afirmativo