A Helibras expõe, em seu estande da 11ª edição da LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, dois modelos monoturbina para o mercado executivo do Brasil, que integram a gama de aeronaves Airbus Helicopters comercializada no país.
Um deles é a versão mais recente da consagrada família Esquilo, a B3e. Produzida na fábrica da empresa, no sul de Minas Gerais, a evolução agrega tecnologia de ponta no novo painel Garmin, sustentabilidade com o motor ECO e a mesma versatilidade das versões anteriores. A Helibras já entregou mais de 400 unidades do Esquilo no Brasil, um dos modelos mais utilizados no mercado civil, com o diferencial único de financiamento pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), em 120 meses, através do programa Finame.
Por sua vez, com mais de 50 unidades em operação no país, o modelo EC130 – pertencente à mesma família Esquilo – também conta com a novíssima versão T2 em exposição no estande da empresa. O helicóptero mantém as linhas externas da versão anterior, mas traz 70% da estrutura da célula modificada. O motor mais potente, o Arriel 2D, possibilita ganho de velocidade e tempo nas viagens com extremo conforto a partir do redesenho do interior da cabine.
A modernização da caixa de transmissão principal oferece maior segurança de voo e conforto de pilotagem, propiciados também pelos novos sistemas, como o ativo de controle de vibração, a melhor distribuição da ventilação e desembaçamento, entre outros itens.
“A Helibras segue os pilares de inovação e tecnologia da Airbus Helicopters ao implantar, em seus modelos, diversas melhorias e modernizações para que as aeronaves acompanhem as demandas do exigente mercado executivo”, diz François Arnaud, vice-presidente Comercial e Marketing da Helibras.
Além das aeronaves expostas, durante a feira serão apresentados dois modelos da categoria biturbina. São as evoluções dos helicópteros EC135, chamada T3 ou P3, de acordo com a motorização, e EC145 T2. As novas versões devem chegar ao mercado nacional em 2015.
Tanto o EC135 T3, com motor Turbomeca, quanto o P3, com motorização Pratt&Whitney, apresentam aumento do desempenho de voo em condições de alta temperatura e altitude e em situações com um motor inoperante, uma ampla cabine interna, além de um baixo nível de ruído. Seu novo design de pás do rotor principal tem 10 centímetros a mais de comprimento da lâmina, possibilitando maior sustentação, além de novas entradas de ar laterais e um novo software de FADEC.
Com relação ao EC145 T2, as novidades ficam por conta de tecnologias de ponta para um avançado design de cockpit, modernos aviônicos e piloto automático de quatro eixos. Na parte externa, o rotor de cauda carenado Fenestron foi o grande diferencial com relação à versão anterior, tornando-o o helicóptero mais silencioso de sua categoria. Outro diferencial é o da manutenção contínua, sem interrupções por inspeções com longos tempos de paralização. Recentemente, a Airbus Helicopters comemorou a entrega do primeiro EC145 T2, destinado à DRF Luftrettung, empresa alemã de resgate aeromédico.
Mais informações sobre os modelos poderão ser obtidas durante a LABACE – Latin American Business Aviation Conference & Exhibition que acontece no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), até o dia 14 de agosto.
Fichas Técnicas:
EC130 T2
Capacidade: Modelo Standard – 1 piloto + 6/7 passageiros ou 1.500 kg no gancho
Pesos: Peso máx. de decolagem: 2.500 Kg/ Peso máx. de decolagem com carga externa: 3.050 Kg /Peso vazio: aproximadamente 1.412 Kg
Motorização: 1 turbina ARRIEL 2D – Potência máxima de decolagem: 952 shp
Desempenho: Velocidade máxima (VNE): 287 km/h – Velocidade de cruzeiro rápido: 236 km/h
Razão de subida: 8m/s – Teto de serviço: 7.010 m
Autonomia com tanque standard: 4h – Alcance com tanque standard: 616 km
Dimensões: Comprimento (com rotor girando): 12,94m / Comprimento da fuselagem: 10,68m
Altura: 3,61m / Diâmetro do rotor principal: 10,69m
AS350 B3e
Capacidade: Modelo Standard – 1 piloto + 5/6 passageiros ou 1.400 kg no gancho
Pesos: Peso máx. de decolagem: 2.250 Kg / Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.800 Kg / Peso vazio: aproximadamente 1.237 Kg
Motorização: 1 turbinaARRIEL 2D – Potência máx. de decolagem: 847 shp
Desempenho: (com peso máximo de decolagem-ISA,SL) – Velocidade máxima (VNE): 287 km/h – Velocidade de cruzeiro rápido: 258 km/h
Razão de subida: 10 m/s – Teto de serviço: 5.044 m
Autonomia com tanque standard: 4h23 – Alcance com tanque standard (SL): 638 km
Dimensões: Comprimento (com rotor girando): 12,94 m / Comprimento da fuselagem: 10,93 m
Altura: 3,34 m / Diâmetro do rotor principal: 10,69 m
EC135 T3/P3
Capacidade: 1 piloto + 6/7 passageiros ou 2 pilotos + 5/6 passageiros
Pesos: Peso máx. de decolagem: 2.980 kg / Peso máx. de decolagem com carga externa: 2.980 kg / Peso vazio (modelo standard): 1.482 kg
Motorização: 2 turbinas Turbomeca Arrius 2B2 (T3) ou Pratt & Whitney PW206B3 (P3) / Potencia máx. de decolagem: 528 kW/708 shp
Desempenho: (com peso máximo de decolagem) – Velocidade máxima (VNE): 259 km/h – Velocidade de cruzeiro rápido: 252 km/h
Razão de subida: 2m/s / Autonomia com tanque standard: 609km/329NM
Dimensões: Comprimento (com rotor girando): 12,26 m / Comprimento da fuselagem: 10,20 m
Altura: 3,51 m / Diâmetro do rotor principal: 10,40 m
EC145 T2
Capacidade: 1 piloto + 10 passageiros ou 1.500 kg de carga no gancho ou 2 pilotos+ 8/9 passageiros
Pesos: Peso máx. de decolagem: 3.650 Kg / Peso máx. de decolagem com carga externa: 3.650 Kg / Peso vazio: 1.919 kg
Motorização: 2 turbinas – TURBOMECA ARRIEL 2E – Potência máx. de decolagem por motor: 894 shp
Desempenho: (com peso máximo de decolagem) – Velocidade máxima (VNE): 268 km/h – 145 kts / Velocidade de cruzeiro rápido: 248 km/h – 134 kts
Razão de subida: 9,3 m/s / Teto de serviço: 5,165m
Autonomia com tanque standard: 3h37 / Alcance máximo com tanque standard: 663 km
Dimensões: Comprimento (com rotor girando): 13,63m / Comprimento da fuselagem: 11,69m
Altura: 4m / Diâmetro do rotor principal: 11m
FONTE: Convergência Comunicação Estratégica
Uma dessas será a substituta das ANV empregadas no1º esquadrão de emprego geral da MB (HU-1), e tb nos esquadrões distritais, quem será??????