A AgustaWestland (AW) apresentou durante a Heli-Expo, o novo helicóptero AW109 Trekker, baseado no modelo de sucesso em vendas da empresa AW109 Grand New, ele está equipado com trem de pouso em esqui e um glass cockpit no estado-da-arte da Garmin, modelo G1000HTM. A energia é fornecida por dois motores Pratt & Whitney PW207C, equipados com FADEC, que geram uma potência de 608 kW (815 shp), sistema de combustível composto de cinco células modulares, autonomia de voo de até 4 horas e 20 minutos com um alcance de 445 NM (824 km).
O AW109 Trekker foi desenvolvido para fornecer uma solução perfeita para uma aeronave “utility” e para as operações de trabalho aéreo, mantendo as características de alta produtividade, excelente qualidade de voo, alta capacidade de controle e manobrabilidade, robustez e alta confiabilidade, qualidades estas inerentes aos demais helicópteros da AgustaWestland.
A cabine espaçosa, do mesmo tamanho que a do Grand New, pode acomodar até seis passageiros ou um maca com três/quatro médicos ou duas macas e dois médicos. Por ser capaz de voar com um único piloto, um passageiro pode ser transportado na cabine de comando, se necessário.
O AW109 Trekker pode ser facilmente configurado para uma ampla gama de missões e é a solução ideal para aplicações de emprego geral, MEDVAC, SAR, Segurança Pública, vigilância e para transporte de passageiros, possuindo ainda gancho de carga (Hook Cargo) de 1,400 kg (3,086 lb), guincho de resgate externo (Hoist) de 272 kg (600 lb), farol de busca, FLIR, esqui para neve e flutuadores de emergência para o esqui.