Por Guilherme Wiltgen
Devido ao acidente com a a aeronave H225, que caiu perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril deste ano, a Autoridade de Aviação Civil da Noruega e da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) proibiram todos os voos com o Airbus Helicopters H225/EC225LP e AS332L2, inclusive os empregados nas operações de busca e salvamento (SAR), depois que os investigadores disseram ter encontrado provas da fadiga na MGB (Main Gearbox) do H225 prefixo LN-OJF.
Defesa Aérea & Naval (DAN) entrou em contato com os centros de comunicação social das Forças Armadas Brasileiras afim de obter a posição oficial, quanto a situação operacional das aeronaves modelo H225M e também dos Super Puma e Cougar, utilizados pela Marinha e o Exército, respectivamente.
Abaixo, seguem na íntegra as respostas enviadas ao DAN:
Força Aérea Brasileira
“A FAB determinou, no dia 2 de junho, a paralisação imediata das aeronaves VH-36 e H-36, até que novas informações sejam fornecidas pela Airbus Helicopter (AH) ou European Aviation Safety Agency (EASA).
Atenciosamente,
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CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
Assessoria de Imprensa“
Exército Brasileiro
“Em atenção à sua solicitação formulada por meio de mensagem eletrônica de 03 de junho de 2016, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o que se segue:
1. Com relação às aeronaves HM-3 (COUGAR), a versão utilizada pelo Exército Brasileiro não se enquadra na versão indicada pela European Aviation Safety Agency (EASA), portanto, permanecendo em operação normal.
2. Com relação às aeronaves HM-4 (JAGUAR) (H225M), foram colocadas “on ground”, atendendo à recomendação do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMASP), órgão da Força Aérea Brasileira, atual Coordenador Logístico da frota das três Forças Armadas.
Atenciosamente,
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA“
Marinha do Brasil
“Em atenção à sua solicitação, participo a Vossa Senhoria que a frota de aeronaves UH-14, por não estar incluída dentro dos modelos relacionados com o acidente ocorrido na Noruega, em 29 de abril, está disponível para voo.
A Marinha do Brasil, em conjunto com o Exército e a Força Aérea Brasileira, realizou a revisão do relatório do acidente e, por questões de segurança, colocou a frota de aeronaves H225M (UH-15) da MB indisponível para voo, até que mais informações sobre a investigação do ocorrido sejam prestadas pelo fabricante da aeronave.
Atenciosamente,
FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA
Contra-Almirante
Diretor”
NOTA do EDITOR: O Defesa Aérea & Naval agradece ao CECOMSAER, ao CCOMSEx e ao CCSM, pelo pronto atendimento à nossa solicitação, proporcionando ao DAN, informar de forma correta e oficial a seus leitores sobre o assunto.
E agora…..alguem ainda acredita q esta foi a melhor escolha para as FAs…….nem se pode comentar do absurdo do valor por unidade, isto sim um escandalo da maior especie q acredito ainda vai merecer uma CPI……vida longa a Kombosa…..bela enfiada no nariz dos brasileiros q ainda irao pagar a conta….azar das FAs q tem q conviver q esta entubada…….Brasil, pais de….carneiros…….