Entre os dias 14 e 25 junho, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), por meio da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e do seu Subdepartamento Técnico (SDT), da Divisão de projetos (DPJ), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), realizou a Campanha de Certificação do Míssil AM39 B2M2 Exocet, empregado a partir do helicóptero H225M versão Naval.
Foi a primeira vez no mundo que o armamento foi utilizado no helicóptero H225M, aumentando de forma ímpar a capacidade operacional da Marinha do Brasil (MB). A Campanha consistiu em dois lançamentos do míssil AM39B2M2 em uma área de ensaio selecionada pela Marinha, afastada mais de 130NM do litoral. A operação contou com a participação de diversas outras Companhias e Organizações Militares, como a Airbus Helicopters/Helibras, a empresa MBDA e a Marinha do Brasil.
De acordo com o Coronel Aviador José Ricardo Scarpari, Coordenador Geral da Operação (CGO), “mais do que uma etapa contratual, a certificação de integração do míssil AM39 Exocet ao H225M versão Naval, viabilizará o aumento da capacidade de emprego da Marinha do Brasil, que reobterá a capacitação de lançamento dessa categoria de armamento inteligente, a partir de uma plataforma de Asas Rotativas. É a FAB contribuindo para o poder dissuasório das Forças Armadas”, afirmou.
Essa Campanha exigiu meses de planejamento e preparação, sendo realizadas diversas ações de treinamento e de simulações para tornar possível o ensaio com o nível de segurança apropriado.
Dentre as atividades preparatórias, destacam-se o treinamento no laboratório de testes de sistemas da Helibras (CSIB – Complete System Integration Bench), o treinamento na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS) e a qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil.
Preparação para a Campanha
O treinamento no CSIB foi realizado na cidade de Itajubá-MG, local onde fica a sede da empresa Helibras, no mês de abril. Na oportunidade, Pilotos e Engenheiros de Prova puderam se familiarizar com o sistema embarcado na versão Naval do helicóptero H225M (que se encontra no fabricante Airbus Helicopters), bem como analisar e ajustar os detalhes operacionais e de segurança relativos aos voos da Campanha de Certificação.
Unidade de Treinamento de Escape de Aeronaves Submersas (UTEPAS)
O treinamento na UTEPAS, ocorrido no mês de maio, foi realizado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
O treinamento teve a finalidade de melhorar a possibilidade de sobrevivência das tripulações de ensaio em caso de queda da aeronave no mar. Foram feitas simulações de queda do helicóptero na água e o treinamento de escape pelos tripulantes.
Qualificação de pouso a bordo
Entre os dias 07 e 09 de junho, os pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) realizaram treinamento de pouso a bordo com a Marinha do Brasil.
O treinamento fez parte dos preparativos necessários para a Campanha de Ensaios em Voo da certificação do lançamento do míssil EXCOCET AM-39 B2M2 da Marinha do Brasil com a aeronave H225M. No total, 3 pilotos da FAB foram qualificados a pousar no Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40).
O treinamento aconteceu a partir da cidade de São Pedro da Aldeia-RJ e consistiu no programa completo necessário para qualificação de pouso a bordo em navio da Marinha do Brasil.
O treinamento foi dividido em três módulos, sendo o primeiro realizado nas instalações do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral ( HU-2), com aulas de procedimentos normais e de emergência para pouso no NDM Bahia. O segundo módulo foi realizado com voos no aeródromo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), e na plataforma que simula um convoo, sendo o terceiro módulo o pouso a bordo.
De acordo com o Maj Javé, piloto de ensaio do IPEV que participou do treinamento, “o pouso a bordo foi uma etapa mandatória e necessária para garantir a segurança da Campanha de certificação do lançamento do míssil Excocet pelo H225M da Marinha do Brasil”.
Na pratica a MB aumentou a sua letalidade , mesmo sem o NAE São Paulo, como NAM Atlântico usando os H225M armados com os 2 Mísseis Exocet , a MB tem uma capacidade Anti-Superficie muito mais eficiente em alto mar.
Vou colocar água no leite questionando o fato de emprego de helicóptero ser lento se em combate real, uma corveta com seu armamento não derrubaria essa aeronave.
Também vou colocar água no leite: esses helicópteros te despistadores.