Rio de Janeiro – O primeiro Airbus H130 do Estado totalmente dedicado ao Serviço Médico de Emergência (HEMS) entrou em operação na Superintendência de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O novo serviço está trazendo avanços em segurança, conforto e capacidade operacional.
De acordo com o Tenente-Coronel Medina, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, que atua como superintendente do SOAer, “a introdução desse helicóptero traz dois fatores principais: a possibilidade de voar com copiloto, o que aumenta ainda mais a segurança, e o espaço interno da aeronave, que facilita o trabalho das equipes médicas”, disse.
Este é o primeiro H130 entregue ao Rio de Janeiro totalmente equipado para missões aeromédicas e inter-hospitalares, incluindo uma incubadora. O H130 tem capacidade para voar com dois pilotos, suporte avançado de vida e tripulantes, além de contar com recursos como piloto automático, controle ativo anti vibração e outros sistemas de segurança.
Em quatro anos de operação, o grupamento já realizou mais de 725 transportes de órgãos e, em dois anos e meio atuando como SAMU, mais de 430 crianças foram transportadas, consolidando sua atuação nos 92 municípios do estado. É uma grande satisfação saber que o povo do Rio de Janeiro terá à disposição um equipamento com tecnologia de ponta e alto desempenho para salvar vidas”, diz Alberto Duek, Presidente da Helibras.
Devido ao tamanho excepcional da sua cabine e às múltiplas configurações médicas dedicadas, o H130 é o helicóptero monomotor de referência para missões de ambulância aérea. A cabina ampla e desobstruída, com grandes portas deslizantes, permite carregar e descarregar macas facilmente. Os médicos e os paramédicos dispõem de um amplo espaço para cuidar dos pacientes durante o voo e têm acesso total a todos os lados do paciente durante o voo. O baixo nível de ruído interno, o baixo nível de vibração e a cabina luminosa tranquilizam o doente e os passageiros e contribuem para o conforto de todos a bordo. Dependendo da configuração, a aeronave pode acomodar até dois pilotos, uma maca e até três membros da tripulação médica.