Marco foi atingido em operações no Brasil pelas três Forças Armadas
Os 16 helicópteros H225M (ex-EC725) operados pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira ultrapassaram, neste mês de agosto, a marca de 10 mil horas voadas.
As aeronaves operam em todo território nacional, nas bases de Belém-PA, São Pedro da Aldeia-RJ, Brasília-DF e Taubaté-SP. Os helicópteros são utilizados em missões de apoio logístico, suporte a calamidades, evacuação aeromédica, busca e salvamento, busca e salvamento em combate, transporte presidencial, transporte de tropa, além de ações humanitárias promovidas pelas forças.
As 16 unidades H225M fazem parte do contrato firmado entre a Helibras e o Ministério da Defesa do Brasil para o fornecimento de 50 helicópteros equipando as três forças nacionais.
O H225M é o mais moderno helicóptero da família Super Puma e, em configuração de tropa, pode transportar três tripulantes e até 28 passageiros ou 11.200 kg de carga externa.
Os aparelhos estão sendo produzidos pela Helibras em sua fábrica em Itajubá (MG).
Endosso em parte o comentário supra, postado pelo Leonardo e com a devida vênia acrescento que uma verdadeira potência democrática que presa e cuida efetivamente do seu povo, investe maciçamente em ambos: assistência (não esmolas) e proteção/defesa (não apenas propaganda), sem esquecer é claro de outros tantos segmentos que compõem o GF.
Como será que anda a implementação do Exocet nos Helis da Marinha ?
Seria interessante operacionalmente os Fuzileiros Navais criarem um Batalhão Aéreo de Fuzileiros Navais composto de :
-ESQUADRÃO DE TRANSPORTE DE TROPAS ARMADOS(com metralhadoras de porta e sistemas de cordas de rapel e fast rope permanente nas missões; para poderem desembarcar em qualquer tipo de aérea não limitando a operação por causa disso) COMPOSTO POR H225M;
-ESQUADRÃO DE HELICÓPTEROS DE ATAQUE: COMPOSTO POR AERONAVES COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE ATAQUE(ex: SUPER COBRA, TIGER , APACHE E ETC);
-ESQUADRÃO DE TRANSPORTE PESADO: COMPOSTO POR AERONAVES QUE POSSAM CUMPRIR A TAREFA DE TODO TIPO DE TRANSPORTE DE GRANDES CARGAS PARA OS FN`S OU GRANDE QUANTIDADE DE FN`S EMBARCADOS(exemplo:V-22, CHINOOK, SUPER STALION E ETC).
VANTAGENS:
– Liberaria os Esquadrões de Emprego Geral para cumprir missões exclusivamente para os navios e outras missões(desonerando a carga de trabalho desses esquadrões e consequentemente do material) ;
-Aproveitaria que o CFN já possui Oficiais e Praças nessa especialidade e os agrupariam nesse Batalhão, pois esses militares já possuem muitos conhecimentos de técnicas que serão úteis nesse tipo de missão(armas, técnicas de sobrevivência e etc);
-O treinamento seria maximizado e as táticas e doutrinas seriam aperfeiçoadas(incluindo treinamento constante de técnicas como: RAPEL , FAST HOPE, HELOCASTING E ETC.) pois o Batalhão faria parte CFN;
-Disponibilidade constante do Batalhão.
Tô enojado com as críticas que fazem contra os investimentos nas três forças. Ninguem nunca quis fazer transferência tecnologica para o Brasil, todos nos vendiam de prateleira, compra de ocasião (sucatas) ou desprovidas de grandes avanços tecnológicos. Agora que temos equipamentos no estado da arte em alguns setores ouço:
Deveríamos ter comprado de prateleira;
Deveríamos esperar mais e construir com nosso conhecimento (esquecem o GAP),
Pior é escutar que não há investimentos. Num país que desconhece inimigos que dialóga com todas as nações do mundo, é avessa a terrorismo e judeus e árabes sentam a mesma mesa, querem o quê?
Competição com Argentina e Venezuela (piada pronta)
Em frente FAs, em frente Brasil!
Potência não se faz do dia pra noite, e potência democrática não deixa de investir em assistência pra gastar com armas.
Marcelo você pode relatar quais foram as falhas que ocorreram com o H225M no mar do norte?
Superaquecimento da caixa de transmissao por falta de oleo. O helicoptero teve que pousar no mar, houveram mortes se nao me engano.
As acoes de correcao foram em duas fases, um alarme foi implementado em 1o momento, que daria tempo para se fazer preparacoes para pouso de emergencia. E uma nova peca para a caixa de transmissao foi projetada, creio que as aeronaves brasileiras já as receberm.
Abraços
Não entendo como podem deixar de lado esses projetos kc390 GUARANI E OUTROS na hora da eleição temos que mudar isto
Verdade meu caro Elcio vamos voltar com os entreguistas que sucatearam nossas forças armadas. Eles é que eram bons para nossos militares. Investiam que era uma fartura, “fartava rancho, fartava munição, fartava farda, fartava tudo” kkkkkk
Pantaneiro:
Tiro certeiro…hehehe
Excelente! 10.000 horas, aparentemente, sem falhas graves como a que aconteceu no mar do norte.