O H-60L Black Hawk realizou, entre os dias 9 e 13 de agosto, sete saídas. A aeronave atua no transporte, até os locais das chamas, de brigadistas do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
De acordo com um dos pilotos, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves, o fogo tem se alastrado com grande rapidez e proporção. “Estamos realizando a infiltração e exfiltração dos brigadistas, que combatem os focos de incêndios, em áreas de difícil acesso por via terrestre. Esta ação está sendo fundamental para a diminuição dos danos ambientais e patrimoniais da região afetada”, comenta.
Operação Pantanal
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Organização da FAB responsável pelo emprego das aeronaves, realiza a coordenação junto ao Ministério da Defesa (MD), que atendeu à solicitação do Governo do Mato Grosso do Sul. Para cumprir a demanda, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Também participam das ações, helicópteros da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, dentre outras instituições.