Guizhou Aviation Industry Import/Export Company (GAIEC) publicou algumas fotos do JL-9 na fábrica, podendo-se observar que as asas mostram claramente um possível mecanismo de dobragem, normalmente utilizado por aeronaves embarcadas em porta-aviões, para facilitar a hangaragem a bordo.
O Guizhou JL-9 é uma aeronave biplace desenvolvida para instrução pela GAIEC, para a PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação Popular) e para a Aviação Naval da PLANavy.
Desde o mês de agosto venho acompanhando o desenrolar deste programa, como sempre é difícil encontrar muitas informações das aeronaves chinesas porém duas pequenas notas do China Defence Blog mostrava que um JL-9 estava fazendo exercícios de toque e arremetida e também de decolagem auxiliada por skyjump de uma alguma base não mencionada.
As matérias são respectivamente dos dias 16/8 & 20/10, para quem tiver interesse em dar uma olhada.
Sei de todas as vantagens culturais, geopolíticas e demográficas, mas da uma inveja.