A Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF), ao longo do ano de 2023, tem concentrado esforços no sentido de pôr em prática o projeto de revitalização e restauração de aeronaves militares monumentos, localizadas nas Organizações Militares (OM) sediadas no Grande Recife. Para tanto, foi instituída, por intermédio da Portaria COMAR2 N°48/SAdm, de 12 de junho de 2023, a Comissão de Preservação das Aeronaves Expostas da Guarnição de Aeronáutica de Recife.
O programa, gerenciado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), tem por objetivo recuperar as aeronaves, que por ação do tempo e exposição ao sol e à chuva, encontravam-se deterioradas, apresentando assim defeitos estéticos e funcionais.
O serviço realizado abrange o tratamento anticorrosivo, a recuperação estrutural, a pintura, o polimento, bem como o emprego de toda uma rede de infraestrutura logística relacionada ao material e transporte, a qual é suportada por meio de ações executadas pela Base Aérea de Recife (BARF) e pelo Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).
Os modelos TF-33 Shooting Star e HS-125 Hawker, localizados em frente ao Prédio do Comando do II COMAR e do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), respectivamente, foram os primeiros modelos a serem restaurados, sendo o marco inicial das atividades.
A aeronave AT-26 Xavante, que se encontra no Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), a terceira a ser recuperada, tem uma localização privilegiada e atrai o olhar das pessoas que passam pela orla da Praia de Boa Viagem, localizado na zona sul da capital pernambucana.
O projeto prevê, ainda, a recuperação de uma aeronave HS-125 Hawker e mais cinco aeronaves AT-26 Xavante, localizadas no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), BARF, Prefeitura de Aeronáutica de Recife (PARF), Colégio Militar do Recife (CMR) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fernando de Noronha (DTCEA-FN).
O certo é colocar estas aeronaves em um lugar fechado e chamar de museu.
Ajuntaria aeronaves, peças de aviões e outros equipamentos utilizados pelas forças armadas, todas juntas ou cada força com o seu artefato histórico e “cultura militar”, isso ajudaria no turismo, lazer e até a transcender ao despertar adolescentes e jovens a dedicar na carreira militar ou serviço militar obrigatório.
Cada estado, na sua capital teria o seu museu, dando oportunidades e chance p todos conhecerem e ter um lazer com a família ou entusiastas sem dizer q formaria turismo de viajantes. O preço da entrada poderia ser simbólico, p todos terem acessos.
O governo e os comandades militares poderiam barganhar ou trocar ideias com outros comandantes militares, e trocar ou adquirir equipamentos militares históricos de outras forças armadas e indústrias do setor militar, isto é preservar a história e a cultura…
Agora deixar aeronaves e equipamentos militares dispersos e expostos ao tempo, são perdas p a corrosão e gastos p limpa-los sem dizer do perigo q motoristas distraídos ou curiosos ao fixar o olhar nas aeronaves podem provocar um acidente de trânsito…., “prudência e prevenção”.
O porta aviões São Paulo e até outras embarcações antigas e enfileiradas e em portos e lugares específicos, poderiam virar museus flutuantes e até com exposições militares rotativas de outras nações p divulgar a história e cultura militar.
Ou, ou melhor não, né!!!, senão vão colocar um general ou almirante ou brigadeiro p gerenciar a divulgação da cultura e aí vai aumentar os gastos com salários e aposentadorias…
A necessidade de fazerem reformas, inovar, renovar, mudar p as atuais exigências contemporânea da população, do país e do mundo.
Namaste
Abraço