Por Guilherme Wiltgen
O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), OM responsável pelas atividades de Ensaios em Voo, Testes e Avaliações na Aviação do Exécito (AvEx), aumentou esta semana seu efetivo, ao receber mais 3 profissionais formados pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
São eles:
Cap. Martins: Piloto Experimental de Ensaios em Voo;
Sgt. André: Técnico de Instrumentação de Ensaios em Voo e
Sgt. Rodrigo Miguel: Técnico de Instrumentação de Ensaios em Voo.
FONTE e FOTO: GEA
Essa foto na minha opinião é muito importante , pois demonstra que EB (para minha surpresa)
tem mudado sua mentalidade (e serve de exemplo) e procurado aproximar oficiais e graduados.
Isso é importante porque estreitar os laços de companheirismo não atrapalha em nada a
hierarquia , só aumenta o respeito entre ambos, e essa proximidade em um conflito produzirá
um ” espírito de corpo” difícil de romper.Tomara as outras forças façam o mesmo.
Cavalcanti, a FAB atraves de seus institutos de ensino e epsquisa eh foi a avaliadora desta classe de profissionais entre os militares e tbm civis da Embraer… eh pioneira e percursora deste tipo de especializacao ….muitos formaram-se no exterior em reputadissimas instituicoes e ao voltarem, deram um impulso enorme na atividade e forjaram outrens e ateh hoje isso ocorre. aqui mesmo em nosso pais e instituicoes nas FAs . Volte um pouco na historia e la vera os primeiros de uma geracao de pilotos q se graduaram nesta tarefa e foram os percursores nisso ao testarem e viabilizarem o Bandeirante. e dali em diante nunca mais se precisou completar estas avaliacoes no exterior. ….enfim, eh uma longa historia q nem sempre a maioria da o devido valor por razoes obvias……rsrsrsrsr Sds
Prezado Cavalcanti
Fui um dos pioneiros da AvEx em Taubaté, na década de 90. Tinhamos a missão de abrir um espaço no EB e as praças cumpriram papel inestimável nesta tarefa. Em todos os momentos, oficiais e sargentos sempre estiveram irmanados e foi este espírito que fez com que a AvEx quebrasse todas as marcas de horas voadas sem acidentes. Mas não aprendemos isso sozinhos, pois como outros pioneiros, fui formado pela FAB e lá, pilotos e mecânicos nunca deixaram de estar lado a lado nas missões que acompanhei e isto foi nossa escola. Esta foto de um jovem capitão e dois sargentos abraçados não foi nenhuma surpresa para mim, pois tenho muitas fotos semelhantes guardadas em casa.
Cel. Marco Caffe,
Muito bom saber que temos entre nossos leitores um dos “Pioneiros” de nossa AvEx.
Seja bem vindo a bordo!
AVIAÇÃO!
Prezado Marco, o tempo nos deixa cicatrizes e otimas recordacoes…..eu sempre me pego aqui voltando a um passado nao tao distante assim, mas ao alcance de uma boa pesquisa. Valeu ressaltar a sua graduacao e de outros na AVEX atraves justamente dos pioneiros na area como citei….a FAB…lembro-me sempre deste inicio e seus desdobramentos, poderia ate citar muitos destes nomes pioneiros……vc e muitos outros seguiram e continuarao a passar o bastao. O companheirismo bate forte e irmana cada vez mais os esforcos de todas as FAs ainda q a muito sangue e suor devido aos parcos recursos. Saudacoes respeitosas e parabens pela humildade e respeito em citar outrens.
Essa foto na minha opinião é muito importante , pois demonstra que EB (para minha surpresa)
tem mudado sua mentalidade (e serve de exemplo) e procurado aproximar oficiais e graduados.
Isso é importante porque estreitar os laços de companheirismo não atrapalha em nada a
hierarquia , só aumenta o respeito entre ambos, e essa proximidade em um conflito produzirá
um ” espírito de corpo” difícil de romper.Tomara as outras forças façam o mesmo.
Cavalcanti, a FAB atraves de seus institutos de ensino e epsquisa eh foi a avaliadora desta classe de profissionais entre os militares e tbm civis da Embraer… eh pioneira e percursora deste tipo de especializacao ….muitos formaram-se no exterior em reputadissimas instituicoes e ao voltarem, deram um impulso enorme na atividade e forjaram outrens e ateh hoje isso ocorre. aqui mesmo em nosso pais e instituicoes nas FAs . Volte um pouco na historia e la vera os primeiros de uma geracao de pilotos q se graduaram nesta tarefa e foram os percursores nisso ao testarem e viabilizarem o Bandeirante. e dali em diante nunca mais se precisou completar estas avaliacoes no exterior. ….enfim, eh uma longa historia q nem sempre a maioria da o devido valor por razoes obvias……rsrsrsrsr Sds
Prezado Cavalcanti
Fui um dos pioneiros da AvEx em Taubaté, na década de 90. Tinhamos a missão de abrir um espaço no EB e as praças cumpriram papel inestimável nesta tarefa. Em todos os momentos, oficiais e sargentos sempre estiveram irmanados e foi este espírito que fez com que a AvEx quebrasse todas as marcas de horas voadas sem acidentes. Mas não aprendemos isso sozinhos, pois como outros pioneiros, fui formado pela FAB e lá, pilotos e mecânicos nunca deixaram de estar lado a lado nas missões que acompanhei e isto foi nossa escola. Esta foto de um jovem capitão e dois sargentos abraçados não foi nenhuma surpresa para mim, pois tenho muitas fotos semelhantes guardadas em casa.
Cel. Marco Caffe,
Muito bom saber que temos entre nossos leitores um dos “Pioneiros” de nossa AvEx.
Seja bem vindo a bordo!
AVIAÇÃO!
Prezado Marco, o tempo nos deixa cicatrizes e otimas recordacoes…..eu sempre me pego aqui voltando a um passado nao tao distante assim, mas ao alcance de uma boa pesquisa. Valeu ressaltar a sua graduacao e de outros na AVEX atraves justamente dos pioneiros na area como citei….a FAB…lembro-me sempre deste inicio e seus desdobramentos, poderia ate citar muitos destes nomes pioneiros……vc e muitos outros seguiram e continuarao a passar o bastao. O companheirismo bate forte e irmana cada vez mais os esforcos de todas as FAs ainda q a muito sangue e suor devido aos parcos recursos. Saudacoes respeitosas e parabens pela humildade e respeito em citar outrens.