Visitantes e entusiastas da aviação no Dias da OTAN em Ostrava (21 a 22 de setembro) ficaram emocionados ao ver uma apresentação única do caça Gripen tcheco e um Extra 300SR em dupla. Foi uma performance que será difícil de superar por muito tempo. Os pilotos não eram outros senão o campeão mundial da Red Bull Air Race de 2018, Martin Šonka, e o piloto de exibição da Força Aérea Tcheca, Ivo Kardoš.
Em uma entrevista ao Redbull.com, Martin Šonka fala sobre o planejamento cuidadoso do desempenho do Gripen e do Extra 300SR. “Acho que fizemos cinco vôos de treinamento de 20 a 30 minutos cada”, disse Šonka.
“Quando começamos a planejar, conseguimos convencer as pessoas de que seria algo muito interessante de se ver”, diz Šonka, e foi interessante. Sendo ele próprio um ex-piloto do Gripen, Martin Šonka estava ciente do que o caça Gripen poderia fazer.
“Ivo é um dos meus melhores amigos da Força Aérea, fizemos nosso treinamento de conversão no Gripen juntos e quando ele se tornou um piloto de exibição da Força Aérea, parecia realmente algo que poderíamos fazer”, diz Šonka. A familiaridade de Martin Šonka com Gripen e Ivo Kardoš finalmente ajudou na execução da exibição.
Quem sabe um dia poderemos ver o Gripen em ação e não só em shows aéreos.
Gripen é muito bonito cara… Muito simétrico, perfeito d+!!!