A chave para o efeito operacional é levar os combatentes para o ar quando necessário. É por isso que o Gripen foi projetado para garantir que a disponibilidade seja maximizada o tempo todo. Por exemplo, o Gripen pode operar a partir de uma faixa de apenas 16 x 800 metros. Neste filme, você obterá mais informações sobre o que faz o Gripen sempre estar pronto para o combate.
Do ponto de vista lógico a decolagem em estradas anula o ataque inimigo aos aeroportos e bases militares, porém nosso país é continental e à quantidade de aviões comprados até agora não vão suprir estas necessidades! Via de regra teríamos que ter na eventualidade de uma guerra até quinze aviões para serem canibalizados e servirem com peças os combatentes!
Colocar um avião desse em nossas ruas é como colocar um ônibus de piso baixo para andar nas periferias com suas lombadas, desníveis e buracos. Por mais importante que seja essa tática de usar pistas comuns para a operação do avião nossa realidade não permitirá facilmente essa alternativa. Quem sabe um rodoanel da vida. Aliás, seria interessante esse avião subindo uma rampa, comum em muitas rodovias brasileiras.
Não fiz uma crítica ridicularizando essa capacidade do avião mas sim atentando para uma realidade perpétua de nossa cultura: não é porque com os suecos essa opção é viável que para seus clientes serão.
No interior do estado de São Paulo, MG e outros estados existem excelentes estradas que poderiam ser utilizadas nas mesmas condições. Não temos 100% de nossas rodovias e estradas em excelentes condições para este uso mas com certeza teríamos um quantidade expressiva para está finalidade.
Aqui no RS essa tarefa seria impossível.. Tenho certeza de que temos as piores estradas do país.. Grande abraço.. À caça..