“Sem dúvida, foi a melhor coisa que aconteceu para o Brasil, para a Força Aérea”.
Com essa frase, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, resumiu a importância da aquisição dos caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB). A declaração foi feita nesta quarta-feira (01/10) durante o encontro com as “Velhas Águias”, que reuniu cerca de 150 oficiais reformados e da reserva no Clube da Aeronáutica de Brasília para tratar das novidades da FAB.
“Essa reunião foi maravilhosa, ainda mais para quem está na inatividade poder saber o progresso que está acontecendo”, disse o Major-Brigadeiro Silas Rodrigues, que foi para a reserva em 1982. “A gente se atualiza do que está acontecendo. Estar informado é sempre muito importante”, completou o Coronel Brival Bello Souza, na reserva desde 1991. Encontros com militares da reserva fazem parte da agenda de outubro do Comandante da Aeronáutica como parte das comemorações do “Mês da Asa”.
Na palestra de ontem, o Tenente-Brigadeiro Saito recebeu o agradecimento do Tenente-Brigadeiro Lélio Viana Lobo, Ministro da Aeronáutica nos anos 90.
Renovação
De acordo com o Tenente-Brigadeiro Saito, a aquisição dos 36 caças Gripen NG será um marco para a FAB e o objetivo é futuramente adquirir mais unidades para substituir os caças A-1 e F-5. As novas aeronaves chegarão ao Brasil para ocupar o lugar dos Mirage 2000, aposentados em dezembro de 2013.
A palestra também abordou o KC-390, aeronave que será apresentada oficialmente ainda este mês pela Embraer e com primeiro voo planejado para 2014. Foram ainda esclarecidos detalhes sobre o recebimento de novas aeronaves, como as três unidades adicionais do SC-105 Amazonas, os helicópteros H-36 e as Aeronave Remotamente Pilotadas Hermes 450 e Hermes 900.
O apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira foi um ponto de destaque. “Isso vem desde a criação da Aeronáutica”, afirmou o Brigadeiro Saito. Em sua apresentação, disse que a Embraer já entregou, até hoje, mais de 600 aeronaves para a FAB. Há ainda a participação de dezenas de empresas em projetos como o desenvolvimento do Link BR2 e dos mísseis MAA-1B, A-Darter e MAR-1. O Comandante da Aeronáutica ressaltou ainda que já estão totalmente integrados à frota os mísseis Python 4 e Derby, além do Litening, equipamento para designação de alvos.
A palestra de duas horas de duração também abordou temas como gestão de recursos, política de pessoal, unidades de saúde e tráfego aéreo. O Brigadeiro Saito lembrou de projetos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), como o novo software utilizado por controladores de tráfego e a implantação de novos procedimentos de voo.
FONTE: FAB
Penso que para o primeiro momento, o gripen ng seja realmente uma ótima opção! O comandante da FAB sabe do que está falando, pois o Gripen significará opassaporte do nosso país para a produção de um avião-caça de quinta geração, que poderá ser o T-50 Russo, o F-35 Americano ou aevolução do próprio Gripen em parceria com a Suécia/Africa do Sul e outros países que já operam esse caça. Não teremos como desenvolver tecnologia para caças de quinta geração e ou absorver esse tipo de tecnologia numa futura parceria sem ter antes toda essa tecnologia que o gripen ng nos proporcionará, entendam isso, pois isto é um passo estratégico do Brasil em direção ao futuro, pois é no futuro que precisaremos de vetores mais modernos e capazes. Uma grande guerra não se desenrola da noite para o dia e no tabuleiro do xadres da estratégia de guerra todos os passos do jogador são estudados, por isso devagar e sempre é melhor do que rapidez agora e embargo de certo pelas potencias do mundo!
Como diria alguns foristas mais exaltados, ” ter não quer dizer operar…”
FA
Saito acaba confirmando o que acho do F-X2, demorou TANTO e foi escolhido pela Madame Roussef o jato mais barato. leve e MENOS LETAL DOS TRÊS CONTENDORES.
Para substituir os Mirage no GDA foi a PIOR escolha, mas resolve ANTECIPADAMENTE o problema da substituição dos F-5 e AMX na próxima década…
Vamos tocando com o peso leve até que no FUTURO quando o pré-sal bombar de vez o orçamento federal e os Brigadeiros chegarem a conclusão que o Gripen é INSUFICIENTE para a missão de Anápolis,TALVEZ a FAB pós-Saito mude de ideia e adquira um caça para assustar a vizinhança…
Coerência de quem sabe o que está falando e de quem está tratando…
FA
Possivelmente não há como retornar para um novo FX! Mesmo que o GF diga que não poderá pagar o caça ou que um novo governo queira refazer o processo de aquisição, isso é impossível agora que os 2000c foram aposentados e a vida dos F5M está no limite. Se Juniti Saito disse com pertinácia que os Grifos voaram no céus do Brasil é porque ninguém melhor do que ele para saber que ou os Grifos vem ou privatizamos a defesa aérea!
Sds.
poder ser a melhor coisa a acontecer pra força aerea, mas n é a melhor que poderia vir a acontecer pra força aerea
Acho que foi uma forma de pressionar.
Ele deve estar pensando: depois de tanto tampo para ser tomada a decisão, se ela não vingar, jogo a toalha, os preceitos e doutrinas. Vou criar urubus e forma-los caçadores. Eles serão os “submarinos” dos ares. Lentos mas, se estrategicamente distribuídos, serão fatais.
Abraços.
Afonso, parabéns pelo fino senso de humor. Entretanto, cuidado: algum “iluminado” pode entender as suas palavras como uma sugestão viável, eficaz e de baixo custo para a “negação do espaço aéreo” no País. Vai que…
Fica tranquilo RL. Do jeito que são as coisas, se adotado, até os urubus passarão fome. E o lado bom disso tudo é que, quem sabe, por pura necessidade, comerão todas as carniças já existentes ou vindouras do nosso “planalto”.
Acredito que o Saito saiba muito bem o que está fazendo.
Outro abraço.
Sei não, pelo que está no texto da reportagem já interpretaria que ele deu essa declaração mais por “emoção?”, entusiasmo ( pela aquisição de novos caças ), ansiedade e nervosismo para que o contrato (de pagamento) seja de uma vez assinado, do que outra coisa. Já que pareceu ser essa reunião, uma reunião de ” prestação de contas ” das atividades do seu comando neste ano e atualização do que está ocorrendo para / na Força Aérea. CLARO, POSSO ESTAR REDONDAMENTE ERRADO, mas foi essa a situação que me pareceu ter ocorrido e o motivo dessa declaração do sr. brigadeiro. Como qualquer outro comentarista, estou só especulando, somente o Sr. Saito sabe a verdade do por quê dessa declaração.
É difícil separar estado de governo! O Brigadeiro fala de planos de estado, de cumprir a END. Não assumir as responsabilidades de estado tem que resultar em crime de responsabilidade por parte do governante. Oxalá cheguemos a este grau de evolução!
Não está muito cedo para fazer essa afirmação vamos esperar as coisas acertarem primeiro o acordo com SAAB ser assinado e o projeto se desenvolver. Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém.
Muito sábio seu comentário .
A declaração do brigadeiro ao que parece é propaganda pura de algo que já está “””eleito”””??? ou não ???
Deixa a eleição passar primeiro sr. brigadeiro .