O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, afirma que a apresentação do Gripen NG é “mais um passo em direção à aeronave de superioridade aérea almejada nos últimos 20 anos”. O oficial-general participa do rollout que será realizado nesta quarta-feira (18/05) em Linköping, na Suécia. Trata-se da apresentação oficial da versão mais recente da aeronave de combate adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira unidade deve ser entregue em 2019.
O evento será realizado na sede principal da Saab, onde a aeronave está sendo desenvolvida, e pode ser acompanhado on line pelo endereço www.gripen.com/evolution a partir das 10h. Estarão presentes também o ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist; o presidente e CEO da Saab, Håkan Buskhe; e o Comandante da Força Aérea da Suécia, Major-General Mats Helgesson.
“A partir desta quarta-feira o nosso avião já será uma realidade. Certamente o nosso terá algumas diferenças como o biplace (aeronave com dois lugares), WAD (do inglês, Wide Area Display) e outros equipamentos que serão inseridos como armamentos específicos”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Rossato, que desembarcou, ontem (17/05), em Estocolmo, capital da Suécia.
Segundo o comandante, as 36 aeronaves encomendadas farão a diferença na defesa aérea do Brasil. “Será uma Força Aérea diferente da que temos hoje. Há muito tempo não tínhamos um avião com essa capacidade, com essa superioridade aérea. Ele se compara a um dos melhores aviões que existe hoje no mundo”, comenta.
O Adido de Aeronáutica na Suécia, Coronel Ramiro Kirisch Pinheiro, que acompanha o projeto destaca a importância desse estreitamento de laços do Brasil e Suécia. “Ter o Comandante aqui consolida a participação da FAB, na ótica do governo sueco, como grande parceiro estratégico”, afirma. “A nossa participação [Brasil] é que permite, também para a Suécia, ter esse avião”, complementa sobre o desenvolvimento do novo caça.
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Cynthia Fernandes
A EMBRAER, q já é (não é de hj) a terceira maior produtora de aeronaves do mundo, só atrás da Boeing e AIRBUS… Agradece …
Estamos muito a frente dos referidos países sulamericanos aqui mencionados.
Prezados,
Nem o Chile, Venezuela e Peru possuem produção própria e desenvolvimento e transferências de tecnologias amparadas nos contratos de aquisição de aeronaves…
Dito isto… Achocq estamos no lucro em relação a eles, q adotaram a compra de prateleira.
Concordo mauricio…e a pior parte e que esses 36 aviões só irão chegar em 2019, enquanto isso chile, venezuela, e peru vao aumentando seu poderio…e uma lastima um pais desse tamanho tratando suas forças armadas dessa maneira, mas que venha o gripen, e a esperança continua q seja realmente em 2019 né, equem sabe ate la a tudo melhore por aqui e novas encomendas já sejam feitas e não só esses 36.
Os 36 chegarem em 2019? Não seria muito otimismo? As primeiras unidades devem ser entregues entre 2019 e 2020, as ultimas das 36 devem ser entre bem mais pra frente, algo como entre 2023 e 2025
Sim. PS 36 não chegarão em 2019. As entregas serão aos poucos.
os 36 caças vão amenizar o problema num pais continental igual o brasil e uma força aérea de tradição como a FAB é essencial um numero maior de aeronaves sendo bem otimista se conseguirmos chegar a uns 80 caças já seria uma vitoria da FAB. Hoje estamos atras de força aéreas de menos tradição do que a nossa como Chile , Venezuela e até o Peru.