A Força Aérea Brasileira e a empresa Saab assinaram nesta quinta-feira (18/12) o contrato de apoio logístico para a frota de 36 aeronaves Gripen NG, no valor de 548.465.036,26 de coroas suecas (SEK). Este valor está incluído na ratificação de despesa, publicada no Diário Oficial da União nº 207, de 27 de outubro de 2014.
O acordo inclui serviços de manutenção e suporte técnico especializado para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras.
“Esse contrato torna segura a solução de apoio logístico do Gripen NG para o Brasil. Também representa parte importante do comprometimento da Saab em entregar o sistema Gripen NG à Força Aérea Brasileira”, diz Ulf Nilsson, Diretor de Unidade de Negócios da SAAB.
De acordo com o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o cronograma de eventos contratuais está correndo dentro da normalidade processual, conforme explanado em Audiência Pública, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro deste ano. “Dando prosseguimento às ações administrativas, encontra-se em fase final de negociação o contrato de aquisição de armamento”, explica.
Desde quando o AIM-7 é um míssil moderno???
Se as empresas brasileiras irão receber toda a tecnologia para a fabricação, porque precisaremos da Saab para fazer a manutenção??
Bem não que necessariamente tenha que ser um missil de proxima geração mas que sejam implacáveis em suas atribuições, algo do tipo como o AIM7 e o AIM9 sidewinder
Sds
” …encontra-se em fase final de negociação o contrato de aquisição de armamento”, esse sim é o tópico importante, além do Meteor alguém sabe/sugere algum armamento de próxima geração para nossos G BR? um abraço a todos.
Como sugestão poderia trocar o canhão Mauser BK 27mm por um canhão Layser by US-NAVY, ai sim contaríamos com armamento de próxima geração! kkk