Por Luiz Padilha
No café da manhã realizado hoje no prédio do Comando da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Jr., informou aos jornalistas presentes que os estudos para o 2º Lote de caças Gripen, será de 26 unidades e não 36 como foi especulado anteriormente.
A intenção do comando da Força Aérea é que a Embraer fabrique no Brasil apenas o modelo E (monoplace), deixando para a Saab a construção da versão F (Biplace), o que segundo ele, fará com que a produção dos caças seja mais rápida no Brasil.
Cronograma de entregas
Segundo o Tenente-Brigadeiro Batista, o cronograma de entrega dos caças previsto é para seis aviões em 2022, com os últimos chegando em 2027.
O ATUAL Comando da Aeronáutica pode “QUERER” o que quiser MAS:
Da mesma forma que existe um contrato com a EMBRAER pelo programa KC-390 existe OUTRO CONTRATO com a SAAB para o Programa Gripen que estabelece que os Gripen F serão produzidos no BRASIL.
Já perguntaram a SAAB se aceita esta modificação unilateral?
Porque a SAAB aceitaria isso se a Suécia não vai, por enquanto, adotar o Gripen F?
E a SAAB pode simplesmente não fornecer o Gripen F por desistência da FAB e descumprimento contratual e ponto final…
Vai ficar só com o protótipo, até ganhar senso e CUMPRIR o contrato.
O esticamento do cronograma de entregas dos Gripen E já é motivo mais que suficiente para que a SAAB faça IGUAL a EMBRAER e sentar-se e ESPERAR o TEMPO e a eleição passar.
Contratos de cumprimento em VÁRIOS ANOS, não PRECISAM ser resolvidos ESTE ANO…
Não se desgastar negociando com pato manco maluco sem noção e só ir a mesa negociar com quem tenha mandado pelos próximos 4 anos…
Afinal o tal 2º lote é para depois de 2028!!!
Gilberto,
Apesar de eu não estar a par das negociações entre a FAB e a Saab (e ninguém nesse espaço está), no quesito de transferência da linha de produção do F de GPX para Linköping, eu vejo que dificilmente o Brig Baptista informaria essa mudança se ela já não estivesse acordada entre as partes.
Além do mais, a aquisição de + 4 E no primeiro lote e + 26 no segundo, deve ter sido um argumento relativamente convincente para essa alteração, sem cláusula de descumprimento de contrato, tendo em vista que a FAB se tornará a maior operadora do Gripen E com 66 encomendas, enquanto que a Força Aérea Sueca encomendou 60.
Abs,
Mais vale uma linha de fabricação na Embraer/Akaer de Gripen E do que somente de Gripen F. Se pararmos para pensar que existe uma possibilidade remota de dar algo errado na Finlândia e na Suécia com a entrada na NATO faz todo sentido a Saab ter uma fábrica back-up aqui no Brasil. A cadência de entrega de aeronaves no cronograma apresentado é que está muito baixa.
15 aeronaves seriam montadas no Brasil. Dentro Disso, estavam os 8 F. Querem trocar F por E, para racionalizar os custos da linha. Só isso.
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Muita coisa virá da Suécia, para que se monte um Gripen no Brasil. O argumento de “linha de montagem reserva”, não faz nenhum sentido, já que essa linha não é e nunca será independente.
Perguntinha: onde está o IRST dos Gripen da FAB?
Reza a lenda que o IRST é “Plug and Play” 🤣
Será? rsrsrs
É plug-and-play. Veja fotos e verá tanto os caças da FAB como os suecos, com e sem o equipamento.
Onde estão os IRST dos Gripen E suecos? Já vi fotos deles com ou sem o IRST, assim como os da FAB. Veja na foto de novembro do ano passado, quando da entrega dos 4 primeiros à FAB, que todos eles, junto com os dois suecos, estavam com o IRST. Trata-se de um equipamento modular. Pode ser instalado sempre que desejado.
Se o projeto do radome chegou a ser modificado, por conta do IRST… Como é que vão deixar de usar o SkyWard-G???
Vcs já ficaram sabendo do novo gronograma de entrega que foi divulgado
6 caças em 2022 mas 3 caças em 2023 mas 2 caças em 2024 e 2025 e 10 caças em 2026 e mas 11 em 2027 segundo um site que foi publicado será esse cronograma verídico? Tâmara que não porque se for e um cronograma muito estranho muito atrasado nas entregas pow
Tenho quase certeza que chegando em 2025 vão criar um novo cronograma para essas 21 aeronaves restantes, diluindo a entrega em 5~6 anos ao invés de 2.
Fico até com receio quando leio notícias como esta. Será que vai ser preciso que o Brasil sofra uma surra de um país ou países para aprender que investir em segurança é necessário? Olhem para o que está acontecendo com a Ucrânia que se desfez de seu arsenal nuclear. O Brasil é raquítico militarmente. E continuará assim por muitos anos. A prioridade de armamento do país é zero. Podemos ser hostilizado por qualquer paisinho. A marinha da Colômbia é melhor e maior que a marinha do Brasil. Mas… É assim as coisas.
O Brasil é raquítico militarmente? Acho que alguem precisa se informar melhor.
É.
Sempre foi.
É. No cenário regional pode não ser, mas, para por aí.
A Marinha colombiana não tem nem projeto de submarino nuclear e nem porta-avião (embora o que nós temos seja originalmente um porta-helicóptero).
Colômbia tem poucos armamentos pesados meu caro! Pesquise! A marinha deles tá atrás de diversos países da região! Possuem poucos caças e blindados Tb e etc.
Isso e uma VERGONHA: A versao mais sofisticada, a F que desde o inicio do projeto era de desenvolvmento excusivo brasileiro foi preterida!
A F não é a versão mais sofisitcada, é a versão biplace do modelo E.
E só o Brasil a terá, pelo menos por enquanto.
A F não é a mais sofisticada, é a versão biplace do modelo E, que pelo menos por enquanto só o Brasil terá.
Imaginava um segundo lote de no máximo 24 aeronaves, deu um pouco mais… provavelmente devem equipar Santa Cruz (RJ) e Canoas (RS) , resta saber o que será dos A-1s em Santa Maria (RJ), se teremos outro lote adicional , se o esquadrão será desativado ou equipado com drones, etc . …
Só relembrando, no serviço original de Anápolis eram 32 Mirage III e a frota atual de F-5M é próxima a de 50 aeronaves.
Assim os SUPOSTOS 66 Gripens dos dois lotes mal darão para a substituição do serviço em Anápolis mais a frota de F-5M um por um.
E onde fica a substituição dos AMX-M querido???
Considerando que só OTÁRIO acredita neste cronograma TOSCO de 3 anos com 3 aeronaves entregues e em dois anos, 2026 e 2027, do nada com 10 e 11 aeronaves a ser entregues e só após poderiam começar a chegar os tais 26 Gripen E do segundo lote!!!
Os AMX-M e os F-5M não alcançarão 2030!!!
O que o Comando da FAB está fazendo é simplesmente plantar DESÍDIA e colocando a FAB numa futura e PREVISÍVEL situação CALAMICOMATOSA por 2027 a 2030…
E tem gente que quer que esta turma continue no comando do país… ARGH…
Pra você ver não e meu caro Giba, Imagine se o escolhido fosse o Rafale, com seus altos custos de aquisição e operação? Acho pouco provável que sequer chegássemos a 36 aviões
Continua sendo 30 como o Baptista havia divulgado pois 4 tiveram autorização do Governo como adendo ao contrato do 1ª lote. Aliás a revista FLAP divulgou uma foto apresentada na palestra com isso.
SOOO 26, odos este serão da versão F ne? biplace…. caso nao mds não compensa tao poucos, que furada foi essa comprar a transferência de tecnologia sendo que Embraer e o brasil não vai ganhar nem metade dos benefícios. para compensar o mínimo e gerar experiência temos que focar na versao nacional
Apenas algumas aeronaves serão da versão F. Comparado com a versão E, é bastante deficiente. Menos combustível e nenhum canhão. apenas para poder espremer um piloto para …
Dão os 30 a mais como ele vinha anunciando: um acréscimo de 4 ao lote atual+os 26 do segundo.
Como fica a distribuição por esquadrão, serão 12 ou18 aeronaves?
Quem sabe o Brasil poderia adquirir o Boeing/Saab Red Hawk, a empresa americana tem planos para a venda de versões armada da aeronave, principalmente para vender para países usuários do F-5 Tiger II…
A Sérvia será o primeiro cliente.
Um alto funcionário do governo sérvio disse no ano passado que a aeronave de treinamento/combate leve Boeing T-7A está no topo da lista de desejos do país como um substituto para as aeronaves de ataque leve SOKO G-4 Super Galeb e SOKO J-22 Orao da Força Aérea Sérvia.
A Akaer vem trabalhando no desenvolvimento do “Hurjet” para a Turquia, Segundo dados da TAI, ele pode atingir velocidades de Mach 1.4 (1.728 km/h), suportar forças gravitacionais de +8 /-3 Gs, além de ter uma capacidade de carga de 2.721kg e autonomia de 2.225km. Seria uma boa idéia o Brasil se aliar ao projeto e fabricar o mesmo aqui.
Nesse caso, substituiria o AMX, não o F-5
O substituto do AMX, assim como do F-5 e o Mirage, será o Gripen.
Talvez tenhamos um “gato” chamado de “Fox” que pode subir no telhado e no lugar dele pode assumir um “Master chef italiano”.
Espero que mais pra frente tenha um terceiro lote, com pelo menos 30 unidades, completando 96, e formando 4 esquadrões. Quem acompanha a guerra na Ucrânia está percebendo que uma Força Aérea pequena pode desaparecer em questão de dias!
4 esquadrões de 24 aeronaves cada? A FAB normalmente opera esquadrões de 12 aeronaves, às vezes 16. Agora, entendo que querem 18 aeronaves por esquadrão, visto os 36 Gripen iniciais, equipando o GDA e o Adelphi.
E quando será entregue um plano de reestruturação diminuindo o pessoal ?!?! Só vemos a redução de meios, de pessoal nunca….
Brasil, ué?!
Já existe um planejamento, que já está em ação, substituindo militares de carreira por temporários.
Já está em prática, desde 2016.
Antes tinha falado 30 do segundo lote. So antecipou 4. Por isso saiu facil acrescer 4 no primeiro
O texto diz a Embraer fazer o E e a SAAB o F… Não seria o F a versão exclusiva da FAB e Embraer? Ou vai ser a Embraer e a SAAB fazendo em maior quantidade o modelo E para aumentar as entregas em ambas as forças brasileira e sueca? Perdão pela dúvida senhores aguardo e agradeço possíveis respostas.
Segundo o CA isso mudou. O F será fabricado na Suécia.
Obrigado pela atenção… Bom seria se a FAB desde o início tivesse optado pelo GRIPEN D…já estaria voando e capacitando em terras brasileiras a anos… Quanto a missão dedicada… Que o atualizasse e modificasse os sistemas para o padrão BR. Mas a FAB não tem bola de cristal.
Porque os dois F39 que estão prontos na Saab, não embarcam para o Brasil, porque essa demora?
Existe uma Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material da FAB na Suécia (COMFIREM). Após entregue pela empresa, as aeronaves passam por um processo, até o OK e o envio para o Brasil. Não é como tirar um carro novo da Concessionária emplacado…
Número insuficiente para um país gigantesco, mas se é o que dá pra fazer, paciência…
Países menores do que estados brasileiros como Itália e França, muito menos cobiçados do que nós, passam das 150 aeronaves de caça.
Mas um dia isso muda: meus bisnetos um dia verão a FAB com 50.000 funcionários e mais aeronaves de caça do que de transporte.
Paquistão ,não tem riquezas amazônicas, nem área gigantesca para cobiça dos EUA USA e Europa,e tem mais de 1.600 caças..Os políticos,autoridades e principalmente o Ladrão Juiz Moro,já venderam o Brasil(Amazônia),a pretexto de preservação,para a exploração comercial e estratégica dos globalistas Judeus Sionistas-Illuminatts,através da policia Internacional de escravos do Império Euro-Anglo-Americano ou Euro-Anglo-Estadunidense,EUA USA e Europa.
Meu Deus…que viagem….não tem nem palavras para qualificar um comentário destes, de tão maluco que é! Barbaridade…
Ele nem sabe o que diz, coitado…Mandam ele dizer, ele diz, e nem escrever direito consegue…
Carlos, você parece acreditar na terra plana. Estou assustado…
Não dificulta as coisa pra ele, coitado…rsrsrsrsrs
Não esqueça dos reptilianos! Esses estão atuando em conjunto com a CIA e os Iluminatis. Há suspeitas dos marcianos, mas ainda não confirmada.
Quanto ao coment que o Paquistão tem 1600 caças… e nos so isto.
Estão esquecendo que o Paquistão tem uma “treta milenar” com a Índia e que a Índia tem outros 1600 caças do outro lado da fronteira…
Ou esqueceram deste detalhe na comparação ? 🙂
Alguém pode providenciar a internação?
É também uma parte mais perigosa do mundo. Não há Rússia na América do Sul.
Cobiçados????
Por quem???
Já agora, Itália e França, ficam do lado da Rússia, pertencem á NATO e UE, ficam na encruzilhada entre Europa, Ásia e África, têm territórios ultramarinos e no caso da França, territórios em todo o mundo, tem alguns problemas com a Turquia e etc.
Prezados: entendo que o ideal é que a fabricação dos F39F seja mantida no Brasil, conforme originalmente contratado.
Claro que o modelo biposto é mais caro e mais demorado para fabricar, mas é aquele com a maior participação brasileira. Haveria a possibilidade de divulgar alguns dados a respeito de pontos tais como diferenciais de custo, prazos para termino do projeto, data prevista para apresentar o primeiro protótipo em voo etc ? Haveria algum dado mais preciso para justificar a possível fabricação dos F somente na Suécia?
Muito bom! Poderia ser mais 40. Mas sabemos que o orçamento não é lá dos melhores e maiores. Acho que por isso demora tanto 40 caças em 7 anos, isso nos padrões atuais dos outros países é extremamente pouco por ano.. e acho que se os governos fossem mais preocupados um pouco daríamos conta de ter os 40 do 1° lote até no meio de 2023.
Acho q o valor do contrato tem q
Ser revisto com a transferência de tecnologia parcial então abaixa o preço ou vem mais caças
Pelo tamanho donBrasil seria uns 100 caças de combate em.prontidão e mais uns 20 caças furtivos stealth armados com mísseis.Todos com.mísseis cruzeiros
Primeiro lote foi para 44 unidades. Com as 26 do segundo, teremos 70.
O primeiro lote era de 36 aviões e aumentou para 40. Com mais essas 26 teremos 66.
Os contratos permitem alterações na quantidade. Da mesma maneira que o primeiro contrato acrescentou 4 unidades, esse segundo contrato de 26 pode chegar em 32, ou seja, 36 1º contrato + 4 acréscimo + 26 2º contrato + 6 alteração contrato = 72 caças que dá o número mágico de 18 caças por esquadrão.
Achei pouco. Deveriam ser pelo menos 30, totalizando 70.
Boa tarde Padilha os aviões M 346 italianos é possível virem?
No Projecto da FAB não tem esse tipo de Trainer, também o orçamento necessário , para a compra e manutenção, está fora das disponibilidades.
Não há verba para isso. A visita do CA foi apenas protocolar.
Verba tem e que políticos safados que só pensam no próprio bolso e que liberao a grana para aquisição de equipamentos não se interessam nesse assunto porque não dá voto, mas pra enganar o povo com propaganda eleitoral tem como o fundão eleitoral de quase 5 bilhões de reais que foi aprovado pelo congresso Verba tem agora para o assunto defesa eles não tão nem aí acham asim Brasil não tem nenhuma ameaça mesmo somos pais pacifico eles pensam isso defesa vê depois
Um terceiro lote poderia ser de mais 34 unidades, fechando a conta em 100 Gripens. O próximo passo estratégico seria abrir concorrência para aquisição de 25 caças de 5a. geração.
Luiz Padilha
Boa tarde.
A quantidade de 66 caças gripen F39 – E e F – seria suficiente para garantir a soberania do nosso imenso espaço aéreo?
Não é a ideal, mas é o que cabe no nosso “bolso” no momento.
Padilha, na sua opinião, qual seria o nº razoável de caças F39 para a FAB?
108
Os EUA-USA,tem 12 Bases militar nas fronteiras dos países com o Brasil,sem falar na base disfarçada de Alcântara e as ONGS Americanas e Europeias.
Carlos, do que você está falando?
Ha pronto! lá vem mais um conspiranóico, com as teorias descabidas kkkkk. Essa daí com certeza acredita em terra plana, iliminatti, e por aí vai!
Nada impede um terceiro lote conforme a situação econômica melhore. Esse número é o que é possível no momento, mas futuramente pode aumentar assim com foram dos 36 para 40 unidades no primeiro lote. Só em saber que não será um AMX2 jat é de aplaudir de pé.
Para quando 2029 ou 2031?
Tenha paciência…
A mesma paciência que tivemos quando o Lula cancelou o F-X. A mesma paciência que tivemos com os sucessivos atrasos no FX-2. A mesma paciência que tivemos com a aventura do super-caro Rafale e todo aquele lobby envolvido. A mesma paciência com o novo retrocesso ao sai do Rafale e começar nova negociata, digo negociação, já com os F-18, e o posterior retrocesso na aquisição deste também, pois eram tão “confiáveis” e “competentes” que o governo americano escutava ligações da presidente, para no final das contas, depois de todas essa trapalhadas finalmente se render aos apelos da FAB que desde o início sabia ser o Gripen a opção mais condizente com a nossa realidade.
Paciência é o que não nos falta agora que nos basta lembrar que os governos FHC, Lula e Dilma, por total irresponsabilidade, atrasaram um programa estratégico para o Brasil plantaram a atual situação onde a espinha dorsal de nossa aviação de caça é composta por F-5 “modernizado”. Tenho certeza que se voltarem não vai ter segundo lote nenhum.
26 muito bom , meu medo era parar nos 40.