A Saab realizou recentemente o primeiro teste de lançamento do Míssil ar-ar Meteor Beyond Visual Range (BVRAAM) no Gripen E, com um resultado bem-sucedido de ponta a ponta no alvo.
O míssil Meteor foi lançado do Gripen E a uma altitude aproximada de 16.500 pés acima da faixa de teste de Vidsel, no norte da Suécia.
“Foi muito bom concluirmos o primeiro teste de lançamento do Meteor no Gripen E. É um marco muito importante tanto para o programa quanto para a Saab. Isso mostra que a capacidade de armamento do Gripen está na vanguarda absoluta”, disse Mikael Olsson, chefe de teste e verificação de voo da Saab.
O Meteor da MBDA é um BVRAAM inigualável que pode operar nos ambientes mais contestados. Ele pode engajar com sucesso uma ampla variedade de alvos, desde aviões de combate até pequenos veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro em alcances incomparáveis.
“Este sucesso é uma demonstração da estreita parceria entre a MBDA e a Saab que, após muitos anos de cooperação ativa, continua se fortalecendo. Este teste também mostra a capacidade conjunta de integrar rapidamente as capacidades de armas no novo Gripen E”, disse Jim Price, vice-presidente da MBDA na Europa.
O foco do programa de teste de voo para do Gripen E está no desenvolvimento e teste contínuo, principalmente dos sistemas táticos e na integração de vários tipos de armamento, como o Meteor.
O programa Meteor é uma das colaborações de defesa mais bem-sucedidas da Europa e viu o Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Suécia se unirem para criar este míssil revolucionário para combate aéreo.
A Saab é parceira do programa Meteor, em conjunto com a MBDA UK.
FONTE: Saab