Às 10:32 (horário local) desta quinta-feira, 15 de junho, o Gripen E decolou para realizar o seu primeiro voo, pilotado por um piloto de teste Saab.
A aeronave (designação 39-8) saiu do aeroporto de Linköping, na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo,a aeronave realizou uma série de testes, incluindo recolher e baixar o trem de pouso.
“O voo foi exatamente como esperado, o desempenho da aeronave foi o mesmo que em nossas simulações. Seu desempenho foi impressionante e de fácil manuseio. Posso dizer que estou muito feliz por ter realizado este voo inaugural”, disse Marcus Wandt, Piloto de Testes Experimental da Saab.
“Hoje, nós realizamos pela primeira vez o voo desse caça. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônicos. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente para o futuro projetado desde o início. As atividades de teste de voo continuarão o desenvolvimento dessa conquista, com o programa no caminho certo para alcançar o cronograma de entrega de 2019 para nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Saab Aeronautics.
FONTE e FOTO: Saab
Pois então, não me referia ao software, Padilha. Isso esta claro que iria voar com o 39-8. Quando me referia a sistemas eletrônicos, falava a respeito do IRST que aparenta não estar instalado, mas que está voando a muito tempo no 39-7.
Bardini, existem razões para ele não estar ali no 1º voo, que só a empresa sabe. Daqui a pouco ele aparece voando. A Saab trabalha assim. Um passo de cada vez. Não adianta querer que no 1º voo o Gripen apareça completo (alguns pediram até que ele voasse com o RBS-15), tenha paciência (um pouco mais), que as coisas vão acontecer. O KC-390 tb foi assim. Ele não voou e saiu fazendo REVO, lançando PQDs e etc.
Esse protótipo que voou, o 39-8 não é feito para testar sistemas eletrônicos. O 39-7 foi feito para isso e já voa a anos os sistemas do Gripen E/F.
O 39-8 foi feito basicamente para os testes estruturais e aerodinâmicos, testes de instrumentação de voo e motorização do projeto.
Negativo. O 39-8 voou com o novo software de controle de voo e de missão. Por isso ele demorou a voar. Agora que a porteira se abriu, teremos os Gripens E em produção e o nosso estará na escala de produção.
A aeronave de teste 39-9, será utilizada para o desenvolvimento e verificação dos sistemas táticos e a 39-10, para a verificação final da célula e dos sistemas.
Abs
Cléber, rolaria se ainda tivéssemos um Porta-aviões, mas com a desistência da MB em modernizar o A-12 São Paulo, está possibilidade está ainda mais remota. Nós resta esperar pra ver o desenrolar disso no futuro. Eu rogo para que sim, mas……
Errata: *NÃO deixaram os pilones sub-alares e ventrais
E, realmente, é o pilone do pod Lightining.
Bruno V.Campestrini,
Valeu pelo esclarecimento, não atentei pra estes pontos a mais que citou,rs, só joguei os recheios eletronicos no balaio e misturei tudo. Mas ao menos no meu erro acabei aprendendo um pouco mais,obrigado!!!
Então, Flanker, suscita outros questionamentos. Ora se um pilone de pod foi deixado num primeiro voo (lembrando que deixaram os outros pilones sobre as asas ou ventrais), por que deixariam este? Se a ideia de não colocar o IRST, segundo disseram, não era necessário por conta do peso e/ou a colocação de sensores, por que deixaram este pilone aí que cria mais carga aerodinâmica?! Sei lá, mas essa justificativa toda não bate.
Nós resta esperar por mais voos (espere que não demore tanto mais assim).
Será que rola a versão ” naval ” do Gripen agora ?
Inclusive segundo a Northrop Grumman o F-35 é capaz de localizar e rastrear até mesmo mísseis balísticos.
Tomcat se retirarmos a capacidade stealth do F-35 o mesmo continua com seu excelente sistema ELINT (empregado também no F-22), possuí o APG-81, o DAS, o EOTS e uma capacidade de processamento de dados gigantesca. Enfim, mesmo sem a capacidade stealth o F-35 continua sendo um avião formidável, compará-lo com o gripen é sacanagem com os suecos.
Pois é Flanker, realmente o Gripen não foi pensado para ser um caça de 5ºg. O que eu tentei colocar em meu comentário foi que retirando se o fator Stealth do F-35 (baias internas, formato quadratico\retangulatico e camada da tal tinta especial ), não vejo nada demais na eletronica embarcada que deixe o Gripen por baixo. Vejo ambas as aeronaves em pé de igualdade.
Gilberto Rezende, seus posts, invarialvelmente, tem essa ridícula conotação político-partidária. Como se o seu querido partido tivesse feito algo de útil nesse desgraçado país! Quanto ao seu guru, é uma criatura tão abjeta que nem vou perder tempo falando dele. Mas pode tirar seu cavalo da chuva, pois o grande mestre da cachaça 51 não vai chegar a 2018 em liberdade. Pode te remoer, espumar e babar de raiva, mas seu partido é uma farsa. Ah, e antes que eu esqueça, poderiam prender seu guru na mesma cela que Temer, Aécio e cia ltda, pois são todos iguais na arte de espoliar e saquear o país. Isso sem falar em alguns integrantes das altas cortes do judiciário. Por mim, prenderia todos eles e jogava as chaves das celas no lixo.
Wellington, por mais incrível que lhe pareça, o sensor do IRST (estando com suas configurações instaladas no software da aeronave,), tem sua instalação do tipo plug and play, sim!!! O sensor é apenas o hardware do conjunto. Um radar, por exemplo, pode ter sua antena retirada para manutenção, a aeronave liberada para voos que não necessitem do radar, e após a antena é reinstalada, o sistema completo do radar é “reiniciado”, digamos assim, e o sistema está pronto para operar novamente. Um IRST é muito mais simples que um radar, logo, não vejo motivo para essa crítica sua. Os sistemas da aeronave estão todos sendo desenvolvidos, testados e integrados. E esse foi apenas o primeiro voo!!! Com certeza, veremos em breve muitos e muitos outros voos de desenvolvimento e de testes, e com e sem o IRST. Isso é mais que secundário em um primeiro voo. E o simples fato de o sensor não estar instalado não quer dizer que o sistema não esteja integrado.
Quanto ao que você chama de barbatana, volto a dizer que é o pilone do Lightning, e ele é mesmo inclinado levemente para fora. Aqui no DAN não dá para postar links, mas procura por “gripen india” em imagens. A primeira imagem mostra exatamente esse pod instalado exatamente naquele local.
Quanto à comparação com caças de 5ª geraçào, acredito que não caiba mesmo, mas essa não é e nunca foi a intenção do projeto. O Gripen E/F é um caça de 4ª+ ou 4ª++ geração, por força de sua eletrônica e aviônica embarcadas, com uma consciência situacional excepcional. Repito, não vejo o NG como um caça com características de 5ª geração, pois nunca foi pensado para ser isso. Vai ser, sim, um caça com capacidade de alcance, carga de armas, agilidade, flexibilidade de operação e sistemas de armas e sensores que nunca tiveram paralelo na FAB. E o simples fato de ser monomotor já lhe coloca em um patamar de custo de operação bem menor do que os dois bimotores que concorriam com ele.
em qual notícia fala q ele voou sem irst? lembrando q o mesmo é testado desde 2014 . Quanto aquele pilone, serve para sensores extra de um lado, do outro lado encaixa a mauser.
Gosto do Gripen com os requisitos exigidos pela FAB, talvez cheguemos a uns 120 no total após alguns anos por causa da produção da Embraer, mas na minha opinião ainda acho que seria interesante ter dois caças de projeto diferente, vou opinar; uns 60 Gripen E, e outros 60 que poderiam ser Super Hornet, Rafale ou até, em vez de 60 uns 30 (devido ao preço) F-35, quem sabe o que poderia vir no futuro se nossa economia estiver recuperada e a “todo vapor” ?
Wellington, por favor me diga então o que o F-35 tem a mais que o Gripen se retirarmos o aspecto stealth da equação?!?
Só falar que sou ufanista não vale, me dê argumentos que mudem minha ideia.
Cadu Ferreira, para sua informação, caso você não saiba, a Marinha do EUA solicitou a Boeing a atualização dos Super Hornets F/A-18E e F/A-18F para configuração ” Block III “.
Fonte: popularmechanics.com/military/aviation/a26833/us-navy-approves-boeings-f-1-8/
Só faltou colocar uma bandeira do Brasil como parceiro do projeto, como o k390 no seu vôo inaugural, tinha bandeira do Brasil, Argentina, Portugal etc.
Então, Flanker, quer dizer que um IRST é tipo assim, plug and play?! Ah, por favor!!! Rsrsrsrs
Ah tá, essa barbatana me se parece com um pilone. É muito fina e tem um ângulo de inclinação lateral (para fora). É o que eu acho.
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Eu, realmente, entendo que não é necessário neste momento de primeiro voo, mas por ter demorado tanto, mais de um ano depois do seu roll out, isto deveria já ter sido integrado. Pô, passar um ano só corrigindo o software embarcado e mesmo assim outros sistemas não terem sido integrados, pode passar coisa esquisita.
Mas voou, finalmente, agora é esperar que não atrase mais do que já está.
Quanto aos que querem fazer qualquer comparação desta aeronave com Super Honet, ou mesmo tentando dizer que é próximo de um caça de 5ª geração, ufanismo tem limites.
Até mais!!!
Wellington, o IRST é modular, portanto, pode ser retirado e colocado a qualquer momento. A instalação me parece bastante simples e basta “conectar os cabos”. Para um primeiro voo, onde se verificam principalmente os parâmetros e comportamento da aeronave em voo, me pareceu que cumpriu plenamente o objetivo. A partir de agora, de forma gradual, os sistemas vão sendo testados e verificados um por um e em conjunto.
Quanto à barbatana que vc falou, sob a entrada de ar direita, me parece o pilone para instalação de pods, como o Lightning, por exemplo.
Muito bom Gripen/SAAB/FAB! …Agora as críticas vazias são de doer de despreparo…
Não acho que faz muito sentido sua visão desse aspecto inferior do novo Gripen Gallito.
Primeiro que o Super Hornet foi um dos finalistas da disputa,
Segundo que o Gripen não é um avião secundário dada a evolução do projeto,
Terceiro que os oficias da FAB não levariam todo esse tempo de estudo para ter um aparelho “nível 2”,
Quarto se os aviões forem bem distribuídos pelo território não será necessário unidade de alcance avançado,
Quinto esses aviões de seu interesse consomem mais combustível e são mais caro de operar.
Sexto: a capacidade tecnológica pode ser mais eficiente que a capacidade física (mais precisão operacional).
Mas não se preocupe, sou leigo no assunto. Posso estar mais errado do que parece.
A única coisa que separa o Gripen E de um caça 5º G é o fato de não ser Stealth, com aquela tinta que absorve as ondas de radiação e tal, pois fora isso ,em questão de eletrônica embarcada ele não deixa nada a dever pro F-35 . Parabens à Saab e enfim chega de ler “avião de papel”. E realmente será um salto ornamental que a Fab dará, e que venham mais encomendas.
Super Hornet Block lll…KKKKKKKKK Completamente por fora…se atualizado para não pagar mico….
Ele tem 1.800km de alcance armado com 4 misseis e 2 tanques de combustível, enquanto a versão anterior tinha 1.350km
e o mimimi com o Gripen não acaba, se fosse um F-16 de prateleira tavam batendo palmas…
ALELUUUUUUUUUIA !!!!
Quase exatos 3 anos e meio da vitória no F-X 2 em 18 de Dezembro de 2013 (depois de 10 anos de idas e vindas)…
Voou o PROTÓTIPO SUECO do vencedor da competição…
Os Mirages 2000 foram aposentados, Dilma foi re-eleita e impedida. E o Temer não tarda…
O Brasil segue com somente os seus FOREVERS FIVE e os suecos sem cumprir a promessa dos Gripens C tampões e sem pressa alguma desenvolvem com calma o substituto do seu confiável Gripen C…
Brasil é uma piada pronta, quem sabe se até 2023 os Gripens C-BR (pelo menos) chegam todos ANTES de completar os 20 anos do processo F-X 2 do início ao fim…
Dos Gripens F nem falo porque depende de GRANA DE INVESTIMENTO EM DESENVOLVIMENTO do governo brasileiro e a chance disto acontecer é bem baixa principalmente se um certo presidente não voltar logo…
Enfim voou!!!! Tirou o dedo!!!! Ainda bem!!!! Mas…… Rsrsrs
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Sem festejos antes do tempo. Para ter demorado assim, eu pensava que iria decolar com algumas coisas a mais, como o IRST. Não entendi também aquele barbatana ventral, parecendo um pilone para pode.
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Agora é esperar para que mais voos ocorram, com mais celeridade possível.
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Ah tá, é digno de nota a presença do ministro Jungmann e de parlamentares brasileiros neste primeiro voo.
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Até mais!!! ?
Concordo Padilha.
Um dia voaria e este dia chegou.
Estou muito feliz com essa notícia.
Que a FAB possa explorar todo o potencial deste vetor.
Parabéns Gripen pelo primeiro vôo, bem sucedido !
Mais ainda acho que a FAB, precisaria de uma certa quantidade de um caça com verdadeiros músculos, que sabe por exemplo um Super Hornet Block III, aí teria alcance e superioridade aérea, complementando com os gripens por trás.
só queria que fossem mais do que 36, é o inicio é verdade, porém um país que tem uma das maiores economias do mundo não pode ficar apenas com esse número
Fiquei pasmo…
Um avião tão inovador…
Um gripen C esticado…
Conseguiu voar?
?
Não é um Gripen C esticado como vc diz. Isso é muito simplório. Quem entende de aviação sabe que a eletrônica embarcada nele é que faz a diferença. Que ele iria voar era óbvio, a demora se deu pelos sistemas avançados que o Gripen E leva a bordo e que estavam sendo finalizados. A FAB vai dar um salto gigante quando os nossos chegarem.
E ele voou…!
É… Não tem como dizer mais que ele é “de papel”…