Por Guilherme Wiltgen
O primeiro Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), o F-39 FAB4100 chegou a pouco ao Brasil embarcado no navio MV ELKE, que atracou hoje de manhã no Porto de Navegantes.
O caça será desembarcado e seguirá para o Aeroporto Internacional de Navegantes, onde será colocado em condições de voo.
A partir do dia 25 de setembro, o F-39 Gripen FAB4100 está autorizado pelo Comando da Aeronáutica para decolar do Aeroporto de Navegantes para a sede da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
A primeira aparição pública do novo caça, que irá compor a espinha dorsal da Força Aérea Brasileira, será no dia 23 de outubro em Brasília, durante as comemorações do Dia do Aviador.
Parabéns pela matéria!
Oi, desculpe o teste, da 1ª msg. mas não sabia até hj que para publicar aqui, devia preencher o espaço Site, com o endereço desse site. Como não há asterísco no espaço, indicando que é campo de preenchimento obrigatório, nunca preenchia, mas tb, nunca conseguia publicar e não sabia o por quê.
Mas voltando à reportagem, como o caça terminará a fase de testes no Brasil, realmente, a melhor opção era ele vir de navio, mais seguro mesmo. Oi,, favor ignorar a 1ª, era um teste. É que nunca havia conseguido publicar msg. aqui. Hoje que teste, colocando no espaço site, o endereço do DAN.
Muito bom! Espero ver logo em voo
Prezado Guilherme, entendo que a opção por transporte marítimo do 4100 foi a mais adequada. Uma das razões seria o fato de que não foi testado/certificado em voo com todos os tanques externos que seriam recomendados para não ter que executar seja pousos intermediários para reabastecimento em terra seja contatos com o KC137 da vida para reabastecimento em voo. Você concorda com esse argumento? Por outro lado vem a pergunta: logicamente um dos eventos que mais ansiosamente aguardo é ver o Gripen sendo reabastecido em voo por um KC390. Tem ideia para quando está programado?
Rommelqe,
Na Suécia questionei quanto ao transporte marítimo ao invés de vir voando. Eu concordei com a linha de pensamento deles de que seria muito mais seguro vir de navio.
Com relação ao REVO com o KC-390, tem muito tempo ainda para isso acontecer, o KC-390 ainda tem um longo caminho testes a serem feitos…
Abs,
Obrigado! Abs
Caro GUILHERME,
Desde ‘muitíssimo’ Jovem ! Sou um “Apaaixonado” por AVIÕES ! e do Vastíssimo” UNIVÉRCSO ! “indissociável” da MAIS Alta Tecnologia, de Engenharia e Projeto dessa ÁREA fascinante !
Estou acompanhando, o GRIPEN ! “desde” a fase INICIAL de Projeto e Desenvolvimento. É um Sério EXEMPLO, de ‘Evolução’ desde da fase de Protótipo”s”. Em “oportunidade” adequada, pelos motivos que “Exigem” tais Abordagens, de explicitar, ‘alguns’ CONCEITOS ‘Pessoais’ que Possuo, sobre INÚMERAS ‘Particularidades’ que Julgo VITAIS, em relação ÀO Equipamento X OPERAÇÕES, DESLOCAMENTOS, “CARGAS”, AUTOMOMIA, ‘MONO’TURBINA ! DISTÂNCIAS X INTRRVENÇÃO TERRITORIAL “MAIS” PLATAFORMA CONTINENTAL MARÍTIMA ! etc. etc.
Importante, AGORA, “É” Recebê -lo, com Grandes Manifestações de Júbilo ! e RESPEITO ! por TODOS ESSES Bons BRASILEIROS, Militares e Civís, que SÃO os Realizadores, de TÃO Relevante REALIZAÇÃO, para a SSEGURANÇA AÉREA E TERRITORIAL DO BRASIL !
BEM VINDO, GRIPEN !
Cordialmente,
CÁSSIO SOUSA NETO.
Memória : Com uns 16 Anos, VOEI na Base Aérea de Canoas/RS, num Gloster Meteor, e com uns 26 Anos, num Phanton F-4, no Rio.
Excelentes oportunidades Cássio!
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Errata: Bom trabalho a todos que fazem o DAN.
Obrigado Rennany!
Abs
Eu quero imagens! HAHA Bom, a todos que fazem o DAN.
Todos ansiosos!😁🇧🇷🇸🇪
Show! Wiltgen, está escrito ” …atacou …” em vez de atracou no primeiro parágrafo.
Valeu Tomcat!
A vontade de atacar é maior…🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Abs,