Por Guilherme Wiltgen
Seguindo os preparativos para o seu primeiro voo no Brasil, o Gripen E 6001 (FAB4100) realizou hoje o acionamento de motor, seguido de um taxi no pátio do Aeroporto de Navegantes.
Ontem o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) passou o dia sendo preparado no interior do hangar, tendo sido recolocado o assento ejetor, realizado testes de sistemas e o teste de recolher e baixar o trem de pouso, estando o caça colocado sobre cavaletes.
Ainda não está claro se o FAB4100 só irá decolar a partir do dia 25/09, conforme autorização dada pelo Comando da Aeronáutica, ou se o seu primeiro voo no Brasil sofrerá alguma alteração, podendo até ser antecipado para amanhã (24/09).
O FAB4100 será escoltado por dois caças F-5EM, estacionados na Base Aérea de Florianópolis, até seu destino final, na sede da Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto/SP, onde se localiza o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC – Gripen Flight Test Center), para dar continuidade na campanha de voo testes, que foi iniciada na Suécia e agora segue no Brasil.
Foi a nelhor escolha…
Caça de manutenção e hora de vôo baratos.
Fentr6o da nossa realidade.
Caça escoltando caça.
KC390 não dava nem pra acreditar
Gripen não da pra acreditar que finalmente temos algo descente e novo na força aérea ..
Parece meio sólido para um “avião de papel”. Rsrsrs.
Hahaha pois é né…. eita que as viúvas dão f18, sukhoi e rafale tão virando amoeba agora kkkk
Prezados: é emocionante !!! Parabéns a todos envolvidos!!!!!!!