A Saab se pronunciou oficialmente sobre o anúncio do Presidente da Colômbia a respeito da aquisição do Gripen para a Força Aérea Colombiana.
Abaixo a declaração de Micael Johansson, CEO da Saab:
“Celebramos o anúncio do Presidente da República da Colômbia, Gustavo Petro Urrego, e a intenção do governo em adquirir aeronaves Gripen E/F, tornando-se um aliado de longo prazo. Sem dúvida, é uma notícia muito positiva para a Saab. Temos a oferta mais completa para a Colômbia e estamos convencidos de que o Gripen E/F é a melhor opção em termos de capacidade operacional, eficiência de custos e financiamento. Além disso, nosso pacote de cooperação industrial e offset para o país permitirá a transferência de conhecimento e tecnologia em diversas indústrias, fortalecendo a economia colombiana e gerando múltiplos benefícios para os colombianos, incluindo a criação de empregos. Isso também poderá gerar benefícios industriais e bilaterais para o Brasil, especialmente na produção, manutenção, treinamento e logística dos caças Gripen. Esperamos finalizar as negociações com a Colômbia em breve e avançar para a assinatura do contrato.”, afirma Micael Johansson, CEO da Saab.
Já me adiantando, como seria a cor dos GRIPEN colombiano?
Resta aguardar se haverá algum ou nenhum posicionamento de Trump. Se vai ou não bloquear a venda dos motores.
Está havendo muitos realinhamentos em relação a parcerias militares no mundo e pode ser que o Gripen E atraia novos clientes.
O KC-390 está prestes a conquistar três novos clientes e talvez isto implique em levar a cabo compensações. A Turquia está em conversações e o Brasil poderá adquirir algo deles em troca.
Muito interessante esta gama de possibilidades em novas parcerias que o KC-390 está abrindo para o Brasil e talvez o Gripen possa pegar carona nisto com a participação da Embraer nas montagens de jatos para novos clientes.
E as vendas do pequeno e mortal Grifo começam a se aquecer. Creio que, guardadas as proporções devido às funções distintas e os valores de aquisição e manutenção, o Gripen E/F tende a seguir,mesmo que de forma moderada, o caminho do KC-390, indo abocanhando o mercado aos poucos e se consolidando(principalmente após as certificações de revo e lançamentos de bombas/misseis etc).
Com 3 clientes (sendo 2 externos) a Saab começa a despertar interesse para renovação de frotas de caça mundo a fora, como mais uma opção, assim como a Embraer vislumbrou em relação ao KC390 em substituição ao Hércules. Falando em KC390, aqueles que debocharam do avião quando ele era uma ideia agora veem como o mundo dá voltas. É claro que particularmente para a França essa opção colombiana complica um pouco porque acaba sendo uma alternativa aos seu produto. Quem compra F35 não é o caso porque quem o faz tem recursos para manter esse tipo de avião.
Fica mais simplificada a logística para a Colômbia a aquisição desse avião em relação ao Brasil já que podemos dar suporte ás suas operações (e até aumentando os exercícios entre ambos) reduzindo custo de receber peças da Europa impactando assim o custo de operação do avião, viabilizando sua compra. Isso demonstra a inegável influência que o Brasil exerce na América Latina, o que nos dá um peso estratégico a nível global já que nos tornamos referência quando se trata de América do Sul. Em outras palavras essa condição garante um protagonismo nas decisões externas tendo o Brasil como foco principal da região. Ganha a Colômbia, ganha a Suécia e ganha o Brasil.
A SAAB vai finalmente ganhar dinheiro com o Gripen E/F, aliás o fato disso estar sendo anunciado agora deixa indícios de que provavelmente teve muito trabalho por parte da Embraer e do governo brasileiro nessa decisão da Colômbia.
Se esses aviões forem fabricados em Gavião Peixoto, devemos receber os colombianos com tapetes vermelho porque eles são pé quentes! Depois que compraram e empregaram os Super Tucanos contra os narcoterroristas das FARC, o sucesso das operações gerou uma grande repercussão internacional que fez até a USAF se dobrar ao ST e o comprar para si e para aliados com direito a uma linha de montagem da EDS é da Sierra Nevada na Flórida.
Se os Gripens que os colombianos comprarem forem fabricados aqui no Brasil, quando eles começarem a usar e abater os trabucos dos Su 30 MKV venezuelanos, vai repercutir no resto do mundo provando as reais capacidades do NG, causando um “BOOM” nas vendas como aconteceu com o Super Tucano. E nem se o Maaduro terminar de matar o povo venezuelano de fome para comprar o Su-35S e o Su 57, – caças para os quais o NG esta sendo desenvolvido para enfrentar sozinho e em dupla – , não vai adiantar nada, porque o NG é contemporaneamente mortal.
Portanto temos que trabalhar para esses aviões serem feitos em Gavião Peixoto porque a Colômbia é cliente ouro e a melhor vitrine para o mundo conhecer as verdadeiras capacidades do NG.
Que os anjos digam amém xará !!!
Vamos rezar e fazer nossa parte pra da certo