O Gripen C/D de hoje é um avião de caça versátil e com uma capacidade excepcional. Conforme pode ser vista na imagem abaixo, ele pode executar uma gama de missões, utilizando todos os seus sensores, links de dados, pods de reconhecimento e armamentos ar-ar e ar-terra. Esta é a base sólida sobre a qual o Gripen E é construído.
Projetado para ser moderno
A indústria aeronáutica sueca, em conjunto com a Força Aérea da Suécia e da Administração de Material de Defesa da Suécia, tem uma longa tradição de trabalhar com atualizações contínuas. Em vez de construir um avião e, em seguida, realizar grandes e caras atualização de meia-vida, a Saab faz pequenas melhorias críticas a cada dois ou três anos. Esta filosofia de desenvolvimento trás várias vantagens.
Em primeiro lugar, e mais importante, o caça é sempre moderno. Sempre. Olhando o slide do Gripen C/D acima, notamos quepPermanecer na vanguarda da tecnologia, não teria sido possível com apenas uma atualização de meia-vida. Em segundo lugar, os procedimentos podem ser adaptados aos requisitos emergenciais. Se você fizer apenas uma atualização grande, você deve prever as necessidades operacionais futuras, para o resto da vida útil da aeronave. Prever o futuro, é praticamente impossível, mas com o Gripen, você pode adaptar e mudar o foco quando desejado.
Finalmente, os custos de upgrades são diluídas em um longo período, o que é uma vantagem para qualquer orçamento. É importante notar, entretanto, que as atualizações e adaptações não são obrigatórias e serão sempre uma escolha do cliente.
Cada degrau de atualização nesta escada do desenvolvimento é chamado de Sistema de Material (MS – Materiel System). Isso inclui tanto a aeronave quanto o operacional e ainda o sistema de apoio à manutenção. Na imagem acima pode-se ver todos os degraus do MS14 até o MS22. O passo MS14 foi chamado Gripen A/B e assim foi MS15 e MS16. Quando o MS17 foi introduzido, foi alterado o nome da aeronave para Gripen C/D. É desta forma que funciona. Após uma série de passos de MS, a soma dos melhoramentos é tão grande, que o nome da aeronave é alterada a fim de demonstrar isso. E seguindo essa lógica, a próxima vez que isso acontecer, será quando da introdução do MS21.
FONTE: Saab
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval