Por Guilherme Wiltgen
Durante a visita realizada pelo DAN ao Gripen Production Line na Embraer Defesa & Segurança, em Gavião Peixoto, o Chefe do Gripen Flight Test Centre (GFTC), Martin Leijonhufvud, confirmou o início da campanha de Reabastecimento em Voo para 2025/2026.
O questionamento surgiu como resultado da visita à linha de montagem do Gripen, quando foi possível ver o compartimento do Probe aberto pela primeira vez.
A campanha de REVO (a sigla em inglês AAR – Air to Air Refueling) vai permitir ampliar a capacidade e autonomia do Gripen E, possibilitando manter o caça “on-station” por mais tempo, minimizando o tempo de exposição da aeronave no solo e atingindo a distância planejada para cumprir a missão.
O REVO/AAR é uma atividade que requer paciência, eficiência e precisão das partes envolvidas. Em primeiro lugar, é necessário um local de eficiência tática para que aeronave conduza o reabastecimento do caça. Depois, a aeronave envolvida deve manter a proximidade, já que tudo é coordenado através de comandos que respeitam as regras e os procedimentos estabelecidos internacionalmente.
A importância do KC-390
A dupla Gripen e KC-390 Millennium será de crucial importância para a campanha bem sucedida de REVO/AAR.
O avião de transporte multimissão da Embraer terá o importante papel de realizar o reabastecimento em voo do Gripen E no Brasil. Isso vai refletir em uma vantagem estratégica tanto para Embraer quanto para a Saab, pois os usuários de um ou de outro avião, terão uma capacidade ampliada que poucos países possuem, como a própria Suécia, que compra horas de voo de REVO/AAR da Força Aérea Alemã para treinar seus pilotos de Gripen C.
Essa campanha de testes tende a se tornar uma excelente opção de novos negócios tanto para Saab quanto para Embraer, oferecendo um pacote completo para os atuais e novos usuários do Gripen e do KC-390, entre eles o próprio governo sueco, que pode substituir seus antigos C-130 Hércules por uma aeronave de transporte muito mais moderna e com capacidade de REVO/AAR, gerando economia, independência de países externos e interoperabilidade com outros usuários NATO do KC-390.
A aquisição do KC-390 pelo país Nórdico seria muito bem vinda e aumentaria ainda mais a parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, contribuindo também para aumento da quantidade de membros da NATO operando a aeronave brasileira.
Uma coisa que eu gostaria de QUESTIONAR a FAB é se ao contrário da doutrina atual de REVO onde as aeronaves só se exercitam em treinamentos programados e em geral as aeronaves fornecedoras do REVO são mantidas em estruturas administrativas e organizacionais à parte, não seria mais constante e flexível que dois (ou três) KC-390 formassem uma “ALA REVO” permanente em Anápolis, uma aeronave permanentemente “fardada REVO” e em alerta (um pouco menos urgente que os caças)?
Um estrutura dedicada sob o mesmo comando local de interceptação em suporte das aeronaves Gripen E em Alerta para resposta rápida que é o sentido do serviço em ANÁPOLIS?
Como isso funciona o acionamento REVO atualmente no caso de uma interceptação mais distante???
Existe algum planejamento da FAB neste sentido quando o Alerta for só de GRIPEN E?
Uma alternativa viável para se estudar (ao meu ver) seriam duas aeronaves KC-390 em serviço de ROTAÇÃO (como ficaram os F-5M) estabelecendo TANTO um apoio REVO contínuo à atividade de interceptação mas IGUALMENTE propiciando um TREINO constante em REVO a TODOS os pilotos de KC-390 (pelo revezamento) caso adotado este modelo ao invés de unidades orgânicas para os GRIPEN E em Anápolis!
O que vocês acham desta abordagem Guilherme e Luiz?
Se vocês pudessem perguntar ou questionar a FAB neste ponto eu agradeceria muito…
Obrigado pelas informações !!!
Nossa, a agilidade aqui no Brasil é notável… Como se fosse algo tão difícil de possibilitar…
O KC-390 fez revo no F-5 e no A-1 AMX(2019) ,já fez revo em um próprio KC( 2021),sendo que a primeira aeronave KC foi oficialmente entregue a FAB em janeiro de 2021…
Temos quatro Gripen a disposição mas irão empurrar para 26, certamente deve ser falta de grana para tal feito.
4 gripen? Não são 8?