Por Guilherme Wiltgen
As Forças Armadas da Suécia entraram em contato com o governo para iniciar a aquisição de novas aeronaves AEW & C. Na sexta-feira (01/10), foi apresentado um pedido formal para aquisição do Globaleye da Saab, e hoje (28/10) foi publicada a decisão do governo favorável à aquisição.
O Globaleye da Saab é um sistema de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) e Comando & Controle, composto pelo poderoso radar Erieye Extended Range, e uma série de avançados sensores integrados na aeronave Bombardier Global 6000.
Este é um sistema que aumenta significativamente a capacidade de Defesa da Suécia, fornecendo capacidade de monitorar o espaço aéreo, marítimo e terrestre, fornecendo dados para unidades da Força Aérea, do Exército e da Marinha.
O sistema também tem capacidade dual, sendo capaz de fornecer suporte à sociedade civil, auxiliando na coordenação e gestão de operações de resgate, em caso de desastres naturais ou acidentes graves, em terra ou no mar.
O Globaleye e o Gripen E para Finlândia
O GlobalEye é a mais recente e avançada solução AEW & C do mercado, estabelecendo um novo padrão de vigilância aérea, marítima e terrestre em uma única solução multimissão. Possuindo uma ampla gama de funções, incluindo busca e salvamento, vigilância de fronteiras e operações militares conjuntas.
Combinada com a aeronave de combate Gripen E/F, proporciona uma contribuição substancial para a capacidade operacional conjunta das Forças de Defesa Finlandesas.
A Saab, apoiada pela Suécia, apresentou sua proposta para a licitação de caça finlandês, cuja proposta inclui 64 caças Gripen, sendo 52 monoplace (versão E) e 12 biplace (versão F), assim como as duas aeronaves GlobalEye AEW & C.
Prezado Wiltgen: essas 12 unidades biplaces F39F seriam, caso a Finlandia assine o contrato com a SAAB, montadas no Brasil?