Na contramão da crise econômica e do esforço para aprovar medidas de ajuste fiscal, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, autorizou operação de crédito externo de até 245,3 milhões de dólares (R$ 853,7 milhões) para financiar a compra de 36 caças Gripen, aeronaves de combate fabricadas pela sueca Saab e requisitadas pela FAB (Força Aérea Brasileira).
O investimento faz parte do projeto F-X, e a transação é objeto de contrato firmado entre Brasil e o banco sueco AB SEK (Swedish Export Credit Corporation). O empréstimo foi aprovado por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União.
De acordo com o documento, o Tesouro Nacional será representado pelo Comando da Aeronáutica, com vínculo ao Ministério da Defesa, em todos os atos relacionados ao desembolso dos recursos da operação. O empréstimo já havia sido aprovado pelo Senado no início deste mês.
As negociações entre as partes começaram durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2001, e continuaram no governo do PT, oito anos de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e os dois mandatos da presidente Dilma Rousseff (desde 2011). Porém, somente agora, na versão do governo, as condições se tornaram mais favoráveis ao país.
Houve uma redução das taxas de juros de 2,54% para 2,19% no financiamento de 100% do projeto, acordo este firmado entre a indústria sueca e o Ministério da Defesa, em julho. Com isso, em comparação com as cifras iniciais, a compra dos caças Gripen ficou R$ 600 milhões mais barata para o governo brasileiro.
FONTE: UOL
Vendo este estilo de camuflagem dos suecos me pergunto porque utilizamos o camuflado selva em nossas aeronaves da FAB?
Podemos ver vantagens e desvantagens nos nossos grifos em relação aos demais antigos concorrentes do fx. No entanto para um país sem escaramuças a muito tempo e não havendo ameaças (internas e externas) com certeza foi a melhor escolha:
Tem grande capacidade de cargas externas MTOW com pequenas diferenças para os demais,
Possui uma RCS muito pequena,
Custo de vôo 50% mais barato,
TOT para embraer e empresas arroladas na construção no Brasil e
Principalmente a capacidade de utilizar pistas curtas como rodovias e sua capacidade datalink.
Enfim um f18 seria, talvez, a melhor aeronave, mas nunca poderíamos dizer que é nossa pois TOT yanque é furada. Lembro do radar das fragatas niteroi.
só de pensar que no final de 2018 será entregue os 4 primeiros dos 36 encomendados,, dá até um desânimo,, AFF
pelo que sei os últimos será entregue em 2025 ou 2027…
na minha opinião foi um péssimo negócio com uma empresa amadora incapaz de atender a demanda do Brasil
que é ainda é pouco…
se fosse os (Rafale francês) em dois anos os 36 estaria entregue as ffaa…
governo burro ,,só com esses prazos de entrega da Saab já vai a maior parte do tempo dos 30 anos…
enquanto isso a Venezuela tem sukoi su30 e ..Chile tem f16 block
melhores força aérea da america latina.. e o Brasil fica atrás do peru..
com seus velhos f5…
ainda tem gente que pensa que foi um ótimo negócio…
só lamento
muito bom vamos aguardar, que venham os caças Gripen NG, e possa fazer parte das nossas forças armadas
14 Anos para negociar mais 5 para chegar no Brasil mais 1 ou 2 anos para tudo dar certo total 22 anos temos que nascer mais uma vez para ver tais armamentos aqui no Brasil como explicar para meus filhos esta conta
Bem ou mal é esse que vai , então que ande e logo.
O dispêndio relativo ao que parece ser o pacote inicial de armamentos já foi aprovado, beleza.
Que bom …. Bom final de Semana. O Gripen NG já é o novo caça da FAB, esperar pelo SEA Gripen para a MB.