A FMV (Administração Sueca de Material de Defesa) contratou a GKN Aerospace Sweden para dar continuidade nos testes de uso de biocombustível no motor RM12. O biocombustível para este teste é um ATJ (Alcohol To Jet)-SKA, desenvolvido e fabricado pela Swedish Biofuels AB. O teste faz parte de uma colaboração bilateral do projeto Biojet entre a FMV e a USAF/NAVAIR, que iniciou em outubro de 2013 e será concluída no outono de 2020.
A GKN Aerospace Sweden é detentora de certificado de tipo para o motor RM12 e revisou as especificações de combustível e a compatibilidade do material para todos os componentes umedecidos de combustível no motor, a fim de garantir a operação segura do RM12 durante este teste. A realização deste em uma célula de testes, fornecerá informações mais detalhadas para ver possíveis diferenças nos dados do motor em comparação com os resultados anteriores de voo com esse mix 50/50.
Em março de 2017, o Gripen C/D com um motor RM12 concluiu uma demonstração de voo bem-sucedida, movida a biocombustível 100% renovável, mostrando excelente desempenho, tanto em voo quanto no solo. O biocombustível usado em 2017 (CHCJ-5) foi desenvolvido pela empresa americana ARA, em um contrato da USN/NAVAIR, e era totalmente intercambiável com combustível de aviação normal e aprovado para um teste de voo limitado. Não foram necessárias alterações ou modificações no mecanismo para esta demonstração.
O deste ano, demonstrará a capacidade das células de teste do motor, flexibilidade nos sistemas de medição, projeto e alimentação de combustível para o RM12. A FMV e a GKN Aerospace estão fortemente comprometidas com o combustível renovável e a redução do impacto ambiental da indústria aeroespacial. A GKN Aerospace também está envolvida no programa Clean Sky, que é o maior programa de pesquisa europeu que desenvolve tecnologia inovadora e de ponta, destinada a reduzir a emissão de CO2, as emissões de gases e os níveis de ruídos produzidos pelas aeronaves.
Stefan Oscarsson, vice-presidente de Programas Espaciais e Governamentais da GKN Aerospace, disse: “Este contrato da FMV nos ajudará a construir dados compreensivos e aprofundados, que nos dará um novo passo em direção à aviação sustentável. É um marco emocionante em uma importante área de crescimento para a GKN Aerospace”.
FONTE: GKN
Prezado Guilherme: fiquei curioso a respeito da fonte empregada para produzir o ATJ e achei uma apresentação interessante que quero compartilhar com vcs (vide link). Notavel é que há uma participação brasileira!
Abraços
http://www.ascension-publishing.com/ABLC-2014/Weiss-Byogy.pdf
Excelente Rommel!
Abs,