No período de 15 de junho a 20 de agosto o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) realizou, pela primeira vez, o reparo de 3° escalão no extradorso da Wing Nose em uma aeronave AF-1, devido a trincas na asa direita da aeronave N-1022 (biposto).
Quando iniciada a inspeção na aeronave, foram identificadas as trincas supracitadas e após criteriosa avaliação do setor de engenharia, foi constatado que esse reparo poderia ser realizado por militares do GAerNavMan. Durante o processo, foi necessário moldar algumas chapas e adaptá-las para alcançar o formato ideal, bem como desenvolver ferramentas.
O reparo foi realizado com a colocação de um Patch externo na asa direita e o reforço de stiffners na parte interna, conforme procedimento preconizado. Embora previsto em manual, foi a primeira vez que foi realizado um reparo estrutural nessa região da Wing Nose, em nível de 3° escalão, em aeronaves AF-1, incrementando, assim, a capacidade deste grupo de manutenção.
Com a chegada dos Gripens, os AMX A-1 modernizados poderiam substituir os AF-1 Skyhawk? No caso o Brasil não opera porta-aviões, mas os AMX A-1 modernizados poderiam ficar nas bases estratégicas que os AF-1 Skyhawk ficam. Atualmente a MB só opera dois caças AF-1 Skyhawk, creio que quatro caças AMX A-1 para a MB, se caso forem compatíveis, seria um grande reforço para a nossa aviação naval, ainda que sem porta-aviões.