No dia 29 de maio, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) realizou a entrega de uma aeronave modelo H225M Naval (AH-15B), do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), após a conclusão da inspeção A/T (cartões de 3, 6, 9 e 12 anos), além dos cartões escalonados da inspeção C (16 anos) da aeronave N-4101.
Esses fatos marcaram a realização do primeiro Período de Manutenção Geral de Aeronave (PMGA) do helicóptero AH-15B pela Marinha do Brasil, bem como a primeira realização de cartões das inspeções de 16 anos das aeronaves H225M no Brasil.
O evento foi presidido pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto, acompanhado pelo Comandante do GAerNavMan, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Maffei Martins Ramos, e contou com a presença do Imediato e de militares do EsqdHU-2, além da equipe que trabalhou no PMGA.
Como assim? O N-4101 foi recebido pela MB em novembro de 2021, como ele já está passando por um período de manutenção geral, em menos de 3 anos de operação? E como assim cartões de inspeção de 16 anos? Nenhum H225M já chegou a 16 anos de operação. Desculpa, mas para mim está bem confuso. Se puderem explicar, agradeceria muito.